— Não vou conseguir... Vai dar tudo errado!
Essas são duas típicas frases que exemplificam a falta de autoconfiança no nosso dia a dia. O medo é um sentimento natural do ser humano, é ele que nos faz criar incontáveis problemas a fim de nos proteger de possíveis complicações. Entretanto, quando em excesso, isso faz mal. A vida parece fluir melhor quando temos confiança em nós mesmos, isso é, quando a gente confia na nossa capacidade, nada pode nos deter, parece que passamos a atrair o sucesso e o mundo passa a ter menos problemas, ou melhor, ele até continua com o mesmo número deles, mas a diferença é que sabemos que temos a competência necessária para lidar com tudo isso.
O problema: Como adquirir a autoconfiança?
Existem diversas formas para isso, desde mantras, coaching, lei da atração ou até mesmo o típico pensamento positivo. Todos têm o seu valor, porém, a sua maior arma é o autoconhecimento. E, o melhor de tudo, você nem precisa gastar com isso. A meditação é uma prática individual e extremamente eficaz.
Meditar regularmente te conecta com a sua essência e, por mais descrente que você seja, ao ficar em silêncio, numa posição confortável, observando apenas os pensamentos passarem pela sua cabeça, vai perceber que algo além da sua consciência comanda o seu ser. E, ao se dar conta de que existe essa outra força cuja única função é promover a sua paz interior, os seus pensamentos negativos, sua insegurança e todos os seus "E se isso acontecer?", não vão desaparecer completamente, mas definitivamente ficarão mais amenos.
Esse processo é como o outono, as folhas velhas representam a sua insegurança e as que estão para nascer representam a sua autoconfiança, assim, para que essas novas folhas possam nascer, você precisa conseguir se livrar do peso das suas dúvidas. Mas, então, o que é a meditação nesse processo todo? A meditação é o Sol, é a iluminação e ao mesmo tempo a luz que você precisa descobrir dentro de você para nunca mais deixar a escuridão das suas inseguranças atrapalhar o seu sucesso!
"O quanto mais você depender de fontes externas de você mesmo, mais será dominado por elas." — Harold Sherman.
Confira também: