Quando queremos nos tornar pessoas mais inteligentes, o que fazemos? Provavelmente, a resposta que surgiu em sua cabeça para essa pergunta foi: estudar, ler, escrever, resolver exercícios e coisas relacionadas. Porém, existem outras formas de desenvolver a inteligência, além dos tradicionais meios de estudo e aprendizado. Inclusive, a meditação é uma dessas possibilidades.
A meditação é uma ótima opção para melhorar a concentração, a ansiedade, o estresse e, inclusive, os níveis intelectuais do ser humano. Tratando especificamente da melhora na concentração e da inteligência, a teoria foi posta à prova e comprovada por uma equipe de pesquisa nos Estados Unidos.
De acordo com o estudo realizado pela Harvard University, em 2011, a prática de meditação provoca aumento na densidade da massa cinzenta do hipocampo, uma das regiões cerebrais responsáveis pelo aprendizado. Porém, vale destacar que este aumento de densidade ocorre caso a prática seja exercida, no mínimo, por 30 minutos todos os dias.
E como os pesquisadores comprovaram a eficácia dessa teoria? Realizaram exames de ressonância magnética nas pessoas enquanto meditavam. O exame mostrou aumento da atividade de algumas regiões do córtex cerebral, responsável pela capacidade de foco, concentração, memória, entre outras atividades do ser humano.
É claro que suas habilidades conectivas não vão melhorar de uma hora para a outra de forma drástica. Depois de algumas semanas de prática, com certeza você verá certa diferença. Mas a evolução exige tempo, principalmente a evolução exigida em larga escala.
Para ver grandes resultados, é preciso praticar muito, ou seja, treinar a meditação todos os dias, aliado a outras formas de exercitar a mente e o corpo. Com isso, com certeza suas habilidades intelectuais vão melhorar.
O cérebro, nesse aspecto, é como se fosse outro tecido muscular do seu corpo: deve ser exercitado para evoluir, melhorar e se desenvolver. Se deixarmos de treinar, suas capacidades vão atrofiar. Ou seja, se treinarmos nossa memória diariamente, com certeza essa capacidade vai melhorar. Funciona da mesma forma com a capacidade intelectual por completo.
Ser mais inteligente significa ter uma maior capacidade mental. A meditação te trará a oportunidade de ser mais focado em seu eu interior e, por isso, você conseguirá não somente exercitar seu foco e concentração, como também aprenderá a relaxar – tarefa difícil nos dias de hoje, devido aos altos níveis de estresse que também comprometem todas as atividades do nosso corpo, sejam físicas ou intelectuais.
Confira também: