Se você quer um novo caso de amor em sua vida ou quer ir para a guerra, você reza para um mesmo deus? Essa é a principal diferença entre pagãos e cristãos. Os cristãos têm um deus único, como estamos acostumados, seja para qual for a reza que você queira fazer. Já os pagãos têm diversos deuses. Se eles querem sorte para a guerra, fazem um culto para o deus da guerra. Se eles querem sorte no amor, fazem oferendas para a deusa do amor e assim por diante. Ter vários deuses têm as suas vantagens e isso é o que os neopagãos têm descoberto cada vez mais.
Entre os séculos VIII e XII, o norte da Europa teve mudanças culturais que levaram os povos a trocarem os deuses pagãos pelo deus cristão. Desde então, se passaram mais de mil anos sem um templo novo dedicado aos deuses nórdicos. Até hoje.
Na Islândia existe o grupo neopagão (Asatruarfelagid ou Associação Ásatrú) e eles conseguiram arrecadar verba e também a autorização do governo para construir um templo dedicado aos deuses nórdicos. Nos últimos dez anos a organização triplicou o número de membros e hoje possui cerca de 2.400 pessoas que cultuam os deuses ancestrais daquela região. E agora eles poderão contar com um templo pagão. Isso nos mostra como as antigas religiões ainda estão vivas até hoje.
O templo será construído próximo à Reykjavik e será localizado em uma colina, com um domo de vidro para permitir a entrada da luz solar. Assim como os templos cristãos, esse templo também celebrará diversas ocasiões, como casamentos, funerais, batizados, entre outras atividades em grupos. A diferença é que será com a benção de outros deuses.
Esse templo é um marco na história, pois ele indica que, mesmo em uma época predominantemente cristã, ainda há espaço para outras crenças e religiões. Se o número de adeptos do neopaganismo tem crescido, um templo abrirá novas portas para que mais pessoas possam se interessar e conhecer os deuses pagãos. E, se eles estão presentes até hoje, é porque eles podem e devem ter um espaço para os seus seguidores. Odin deve estar comemorando em uma hora dessas. Que os deuses nos abençoem!
Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.
Confira também: