Plutão na Casa 11: habilidades espirituais e intuição

Você fez seu Mapa Astral, e um dos achados foi Plutão na Casa 11. Aí surgiu um monte de dúvida: o que será que isso significa, na prática? Quais características essa combinação traz para a sua personalidade? Plutão é coisa boa ou ruim? Calma, que vamos explicar tudo isso neste artigo.

É muito comum falarmos sobre signos, casas e planetas, mas nem sempre sabemos o que cada um representa. Basicamente, os signos são as energias, os arquétipos que revelam atributos.

Os planetas expressam a maneira e a potencialidade com que essa energia (signo) atua. E as casas são o “palco” onde tudo acontece. Cada casa rege áreas ou aspectos de nossa vida: saúde, trabalho, origens, nosso eu e por aí vai.

O que você encontrará neste artigo

Bem, agora você tem uma base para poder entender melhor seu Mapa. Também vai conseguir decifrar a associação entre o último planeta e a 11ª casa, bem como o significado de cada um desses elementos e as características pessoais dessa conjunção. Vamos conferir?

O que significa Plutão no Mapa Astral?

Segundo a Astronomia, Plutão perdeu as “credenciais” de planeta, mas a Astrologia ainda o considera como tal — e cheio de poder, diga-se de passagem.

É considerado assim porque ele vem para fazer uma transformação drástica em nossas vidas, trazendo a necessidade de desapegar de tudo o que não nos cabe mais. Além disso, aborda temas complexos e que geralmente queremos evitar a todo custo.

No entanto, ele também revela uma força desconhecida, que vem à tona acionada por nosso instinto de sobrevivência. E, por ser o planeta da transformação, Plutão mostra que nada é eterno. Com sua truculência peculiar, esse planeta vem para nos colocar em rota com o novo, trazendo regeneração.

Entre seus aspectos positivos, estão: capacidade de regeneração, controle dos impulsos negativos, tendência ao desapego e a transmutação de nossas energias reprimidas em propósitos. Já os negativos incluem: egocentrismo exagerado, obsessões e comportamentos destrutivos.

Regente natural de Escorpião e da Casa 8 (em corregência com Marte), é um planeta geracional, pois fica de 14 a 20 anos em cada signo, influenciando toda uma geração, conferindo traços parecidos — mas nem tanto, pois há os outros achados no Mapa, bem como porque Plutão pode vir em casas distintas.

E como será que ele atua na Casa 11? Vamos falar sobre isso, mais adiante.

A Casa 11 na Astrologia

Imagem de uma pessoa subindo uma escada (na imagem é possível apenas ver o pé)

Antes de entender a associação entre Plutão e a 11ª casa, é preciso descobrir as áreas que ela rege. Essa é uma das quatro casas sucedentes — aquelas que se relacionam com nosso desenvolvimento pessoal. É a casa da coletividade.

Aqui, saímos do nosso “mundinho”, do nosso eu. É a casa que nos faz pensar de forma plural. É onde firmamos contatos ao longo da vida e somos parte de um todo, tendo consciência no nosso senso de coletividade.

A Casa 11 representa os grupos e as amizades e, também, nossa integração em algo que vai além da nossa imagem social, estando relacionada com as nossa associações em prol de algo maior, que tenha um impacto positivo para o mundo, que gere um legado para as próximas gerações.

Associada naturalmente ao signo de Aquário e aos planetas Saturno e Urano (em corregência), ela dita como fazemos amigos e estabelecemos parcerias. Dessa forma, está relacionada a grupos que têm um propósito voltado para o outro (ONGs, sindicatos, clubes etc.).

Essa casa diz, por exemplo, se alguém tem facilidade de fazer amizades, se é do tipo que precisa ter fortes laços com os amigos, se tem o desejo de inspirar suas parcerias, se gosta de fazer atividades em grupo, se é aquela pessoa de “poucos, mas bons amigos”, e assim por diante.

Significado de Plutão na Casa 11

Toda casa é naturalmente regida por um signo e um ou mais planetas. Todavia, nos achados do Mapa, é comum surgirem outros planetas e signos, que irão deixar suas energias, aliadas às que já são próprias dessa casa. Assim como Plutão na Casa 11, tema do nosso artigo.

Se esse for um dos posicionamentos do seu Mapa, isso quer dizer que o planeta estava posicionado sobre sua 11ª casa no momento em que você nasceu. Assim, as energias plutonianas foram impressas ali.

Aspectos positivos de Plutão na Casa 11

Plutão na Casa 11 traz transformações na vida em relação aos grupos de amigos ou de trabalho. Pode trazer amizades poderosas, que serão uma mão na roda em projetos científicos ou causas humanitárias.

Compreenda o despertar coletivo no seu processo de ascensão

Essa associação também traz uma sensibilidade espiritual mais forte, além de intuição e senso de inovação. A atenção às necessidades na amizade, seja nos desafios ou nos anseios, é algo trazido pelo planeta a essa casa.

Aspectos negativos de Plutão na Casa 11

Em mau aspecto, o planeta traz desafios na convivência em grupo, principalmente pelo sentimento de desconfiança que essa associação tende a trazer, porque a limitação do rol de amizades pode impedir o contato com gente nova.

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL GRATUITO

É preciso também ter cuidado com amizades tóxicas, pois essa é uma configuração que tende a atrair amigos controladores e que abusam do poder. E, como pode haver uma resistência a fazer novas amizades, é bem capaz de se criar uma dependência e a impossibilidade de se livrar dessas parcerias prejudiciais.

Características de quem nasce com Plutão na Casa 11

Imagem de duas pessoas se abraçando

Quem tem Plutão na Casa 11 pode passar por grandes transformações com amigos ou projetos com os quais se envolverá ao longo da vida. Mudanças de grupo, ideologias e amizades também são agentes de renovação pessoal.

Essa pessoa tem grande atenção e sensibilidade quanto aos desafios e problemas experienciados por seus amigos, sendo de grande ajuda em momentos de crise. Por outro lado, também tem a chance de estar cercada de amigos poderosos que farão toda a diferença em sua vida.

Sua dificuldade para agregar gente nova ao seu redor pode trazer uma imagem de antissocial. Mas não é por mal, é porque existe a desconfiança (e com razão, claro), o medo de se magoar e iludir com os outros.

Observe como Plutão pode interferir cada signo do Zodíaco

Isso precisa ser trabalhado, pois, nessa configuração, amigos tendem a ser catalisadores de mudanças importantes em sua vida, então quanto mais gente, mais oportunidades de mudar. Só é preciso equilíbrio: nem se fechar por completo, nem se abrir demais. Vai ser necessário aprender a dosar essa questão.

Plutão é a transformação chegando a nossas vidas de forma contundente, sem média, sem fofura. Mas ele vem assim porque precisa que encaremos as mudanças com maturidade e sem hesitar: só assim, tomamos vergonha na cara e damos uma guinada na vida.

Se você tem esse planeta na sua Casa 11, saiba que é por meio das amizades que você vai mudar a sua visão sobre si mesmo e encarar suas forças, adquirindo autocontrole e superação. Então, abra seu coração para quem caminha ao seu lado e luta as mesmas batalhas que você!

Confira também: