A Astrologia é uma excelente aliada quando o assunto é autoconhecimento. Com o Mapa Astral, por exemplo, é possível fazer um traçado geral da sua personalidade, com base na interação entre casas, signos e planetas.
Estes dois últimos, quando surgem dentro das casas, trazem suas influências para os setores que elas regem. Neste artigo, vamos falar sobre as energias planetárias nesses setores — aqui, propriamente, sobre Plutão na Casa 9.
Antes de chegar lá, precisamos te situar sobre os personagens dessa história: os signos são as energias, os arquétipos que revelam atributos. Os planetas expressam a maneira e potencialidade com que essa energia (signo) atua.
O que você encontrará neste artigo
E as casas são o “palco” onde tudo acontece. Cada casa rege uma área ou aspecto de nossa vida — saúde, rotina, trabalho, status social, amizades, e assim por diante.
Com isso em mente, fica mais fácil entender a associação entre a nona casa e o último planeta. E aí poderemos seguir em frente, falando um pouco melhor sobre cada um desses dois elementos e como são as pessoas que têm esse posicionamento no Mapa. Vamos lá?
O que significa Plutão no Mapa Astral?
Na Astronomia, Plutão atualmente foi rebaixado a planeta-anão. Mas, para a Astrologia, ele não só é um planeta, como é um dos mais poderosos, pois aponta onde é necessário fazer uma mudança extrema, desapegar daquilo que não cabe mais na vida de alguém, mas que ainda resiste ali, seja por medo, teimosia ou comodismo. Ele traz assuntos temidos, entre eles, morte, medos, tabus e o nosso lado mais sombrio.
Mas Plutão também revela uma força jamais imaginada, que vem à tona quando mais é necessária, acionada pelo nosso instinto de sobrevivência. Além disso, o planeta vem para nos alertar de que nada perdura, ciclos devem ser encerrados.
FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL GRATUITO
Traz cura, mas não de um jeito “fofo”: ele vem como um rolo compressor, acabando com tudo que deveria ficar para trás e nos jogando de cara para o novo.
Identifique como Plutão pode favorecer a sua transformação
Entre os seus aspectos positivos, podemos destacar: capacidade de regeneração, controle dos impulsos negativos, tendência ao desapego e transmutação de nossas energias reprimidas em propósitos. Já pelo lado negativo, ele fomenta um egocentrismo exagerado, obsessões e comportamentos destrutivos.
Regente natural do signo de Escorpião e da Casa 8 (em corregência com Marte), Plutão é um planeta geracional, pois fica de 14 a 20 anos em cada signo, influenciando uma mesma geração.
Mas isso não significa que todos pensarão exatamente igual, e sim, trarão características muito parecidas. As diferenças surgem com outros achados no Mapa e a casa na qual as energias plutonianas entrarão. Pois bem, e na Casa 9, como será que ele vem? Vamos chegar a esse assunto, já, já.
A Casa 9 na Astrologia
Antes de falarmos sobre a interação de Plutão com a nona casa, vamos explicar melhor essa subdivisão do Mapa, identificando quais áreas da vida estão sob sua “jurisdição”.
A Casa 9 é uma das quatro cadentes — aquelas que organizam ordem nas energias geradas nas angulares e concentradas nas sucedentes. É a casa do conhecimento.
É a área do Mapa que responde à pergunta sobre quem somos além de nossa biografia, além daquilo que versa a Casa 1. Ela fala do existencialismo, do nosso ser filosófico, da busca de sentido sobre a vida, as coisas e o Universo. Não à toa também é conhecida como a Casa da Filosofia ou Casa de Deus.
Essa casa vai dizer, por exemplo, se uma pessoa tem curiosidade sobre temas como espiritualidade; se é alguém inquieto, que ama viajar para conhecer pessoas e lugares novos; se busca nos estudos uma forma de se aprimorar e evoluir; ou se é alguém que tem medo viajar, talvez por temer o desconhecido.
Em termos de conhecimento, difere da terceira casa (que lida com o aprendizado nas suas bases e com a mente concreta), pois trata do ensino superior, pós-graduação, cursos de extensão e pesquisas.
Além do mais, trata o conhecimento também na forma abstrata, abordando não só a vivência acadêmica, como também a mística.
Regida naturalmente pelo signo de Sagitário e pelo planeta Júpiter, a Casa 9 também traz os seguintes temas: as viagens como forma de conhecer novas realidades, culturas e hábitos; questões éticas, ideais e convicções.
Significado de Plutão na Casa 9
Toda casa é naturalmente regida por um signo e um ou mais planetas. Entretanto, nos achados do Mapa, frequentemente surgem outros planetas e signos, que irão depositar suas energias, somadas às que já são próprias dessa casa. Assim como Plutão na Casa 9, tema deste artigo.
Se essa for uma das configurações astrais encontradas no seu mapa, isso quer dizer que, no momento de seu nascimento, o planeta estava posicionado sobre sua nona casa. Dessa forma, as energias plutonianas passaram a agir ali.
Aspectos positivos de Plutão na Casa 9
Plutão na Casa 9 traz grandes transformações pessoais associadas a ideais, filosofias de vida e aspectos religiosos. E também sentimentos de compaixão, servidão e empatia, além de uma visão ampliada do mundo e grande inclinação aos estudos sobre espiritualidade e temas afins.
Veja como transformar a sua energia utilizando um Mapa Astral
Esse posicionamento colabora também para outras mudanças de curso na vida. O conhecimento vem na forma de experiências no exterior e nos estudos acima relacionados. Isso pode ajudar bastante na expansão mental.
Aspectos negativos de Plutão na Casa 9
Por ser uma casa que tem como questionamento o aprendizado, as energias desarmônicas de Plutão podem trazer um sentimento de superioridade, devido ao status que a educação superior promove. É preciso ter cuidado com a arrogância, o orgulho e a competitividade.
Plutão em mau aspecto também levanta crises existenciais e problemas com assuntos judiciais. A vivência no estrangeiro, que é um fator positivo, pode passar por um revés, gerando crise. Fanatismo religioso também é um dos problemas dessa conjuntura, caso ela esteja em tensão.
Características de quem nasce com Plutão na Casa 9
Quem tem Plutão na nona casa é uma pessoa empática. Assim, não suporta injustiças, hipocrisia e más práticas por parte de pessoas e instituições, podendo, inclusive, se insurgir contra elas.
Se, por outro lado, o planeta estiver mal aspectado, pode desenvolver um certo preconceito contra aquilo que lhe parece diferente.
É alguém que procura ampliar a visão sobre as coisas da vida e conceitos metafísicos, pois busca incessantemente por um significado. Pode, nesse intuito, se especializar em estudos e reflexões sobre Filosofia, religião, artes, magia e mediunidade — temas muito levados a sério por essa pessoa.
Essa pessoa tem forte intuição e ética, e tem grande foco na busca pela verdade. O que é bom até certo ponto, porque, se isso se tornar uma obsessão, acaba fazendo com que ela se torne mais radical e extremista, achando que só a própria “verdade” é válida.
Outro ponto de conflito pode estar relacionado com os sogros ou parentes do cônjuge, caso os tenha.
Sobre as transformações religiosas e espirituais de que falamos mais acima, isso está associado ao poder “destruidor” de Plutão. Pode ser que uma crença seja completamente derrubada na vida dessa pessoa, o que pode gerar um grande sofrimento.
Explore a diferença entre conhecimento e sabedoria
Mas estamos falando de um planeta que desmonta para remontar, então é bem provável que essa pessoa renasça para outra crença.
Plutão promove uma intensa revolução em nossas vidas, lançando sua a mão pesada, para nos tornar mais fortes e trazer para fora o nosso potencial de cura e sobrevivência.
Ele nos ensina a nadar em mar turbulento, então é um aprendizado doloroso, porém regenerador. Se você tem esse posicionamento no Mapa, esse planeta vem te ensinar a lidar com suas próprias crenças e convicções e seu medo do desconhecido. Proponha-se essa desconstrução!
Confira também: