Um Mapa Astral é formado por vários elementos, sendo que os mais notáveis são as casas (suas doze subdivisões) e os elementos que se encontram dentro delas — em particular, os signos e planetas. A interação desses elementos é o que compõe a nossa personalidade. Signos e planetas trazem energias com propósitos distintos. Neste artigo, iremos abordar a influência planetária — mais especificamente Plutão na Casa 3.
Para te situar, vamos explicar o papel de cada um desses elementos: os signos são as energias, os arquétipos que expressam características. Os planetas mostram a forma e potencialidade com que essa energia (signo) atua. E a casa é o local onde essas energias são expressadas. Cada casa rege uma área ou aspecto de nossa existência — rotina, carreira, saúde, ancestralidade, e assim por diante.
Saiba mais sobre o Plutão na casa 3:
Tendo isso em mente, fica mais fácil decifrar a relação entre a terceira casa e o último planeta. Logo em seguida, você também vai saber sobre cada um desses dois elementos e as características de quem tem esse posicionamento no Mapa. Vamos nessa?
O que significa Plutão no Mapa Astral?
Plutão, para a ciência, não ocupa mais o posto de planeta, mas ainda é assim categorizado pela Astrologia. No Mapa Natal, ele indica os pontos de ruptura em nossa visa, em que uma mudança radical se faz urgente. Ele versa sobre temas que preferimos esconder até de nós mesmos, entre os quais estão: morte, perdas, segredos escusos e nosso lado mais nebuloso.
Fala também de uma força desconhecida, que acionamos naqueles momentos de vida ou morte (figurada ou literalmente). Mostra que nada é permanente e que ciclos precisam ser encerrados. Plutão traz cura para nossa alma, mas ele não vem de fininho, não; ele vem que nem uma voadora no nosso peito, escancarando as portas para o novo.
Positivamente, esse planeta aciona nosso poder de regeneração, controle dos impulsos negativos, inclinação ao desapego e transmutação de nossas energias reprimidas em propósitos. Já num aspecto tenso, ele reforça egos exacerbados, obsessões e comportamentos destrutivos e autodestrutivos.
Regente natural do signo de Escorpião e da Casa 8 (em corregência com Marte), Plutão é denominado um planeta geracional, já que fica de 14 a 20 anos em cada signo, influenciando toda uma geração. Mas isso não quer dizer que todas essas pessoas serão iguais, já que cada Mapa tem suas particularidades. Também, o planeta pode surgir em casas diferentes, revelando traços distintos para cada um. Pensando nisso, como será que ele agiria na Casa 3? É isso que iremos revelar, mais para frente.
A Casa 3 na Astrologia
Antes de aprender sobre a interação de Plutão com a terceira casa, você precisa conhecer melhor esse setor do Mapa e identificar as áreas da vida representadas por ele. Essa é uma das quatro casas cadentes — aquelas que distribuem e reorganizam as energias criadas nas angulares e estruturadas nas sucedentes. É a casa da comunicação.
A Casa 3 diz respeito ao convívio social e a nossa capacidade de aprender e nos expressar. Aqui, saímos da esfera pessoal e vamos “para o mundo”, nos socializando e aprendendo que as pessoas são diferentes no pensar, agir e se manifestar.
Conheça os significados dos planetas no seu Mapa Astral
Regida naturalmente pelo planeta Mercúrio e pelo signo de Gêmeos, versa também sobre o raciocínio lógico, a inteligência, a capacidade de escrita e de fala e a nossa curiosidade. Ela expressa o nosso cabedal de conhecimento, construído ao longo da vida. Também fala da nossa relação com pessoas próximas, como amigos, irmãos, primos, professores ou vizinhos.
Positivamente, ela ativa a nossa capacidade mental, facilidade de aprendizado e habilidades manuais. Por outro lado, numa tensão, responde por nossa dualidade, insensibilidade, falta de foco e falsidade.
Significado de Plutão na Casa 3
Toda casa tem um signo e um ou mais planetas como regentes naturais. Contudo, na nossa matemática astral, podem surgir no Mapa outros planetas e signos, que exercerão influências aliadas às que já são próprias dessa casa. Como Plutão na Casa 3, tema principal do nosso artigo.
Se você tem essa conjuntura, isso quer dizer que o planeta foi “fotografado” sobre a sua terceira casa no momento de seu nascimento. Dessa forma, ele deixou suas energias — positivas e negativas — nessa área de sua vida.
Aspectos positivos de Plutão na Casa 3
As energias de Plutão nessa casa intensificam o poder mental e a capacidade de análise e aprofundamento em vários temas. Confere também uma tendência a buscar o âmago de todas as situações, em busca de aprendizado e compreensão nos mínimos detalhes.
Esse desejo por conhecer a complexidade e profundidade das coisas, aliado à curiosidade geminiana (signo regente natural da casa), promove uma diversidade de saberes, o que propicia um intelecto avantajado e a transformação por meio do conhecimento.
Aspectos negativos de Plutão na Casa 3
Muito conhecimento e diversidade de temas pode trazer um pouco de confusão e tendência à teimosia e prisão nos próprios valores, invalidando as convicções alheias. Tudo que for diferente pode ser discriminado, considerado inútil e inaceitável.
FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL GRATUITO
Outra coisa ruim dessa conjunção é que Plutão, por estar relacionado com o poder de destruição, pode trazer uma inclinação a usar as palavras para ferir, machucar, ainda que a intenção seja chamar para a realidade e trazer mudanças. O mesmo poder de cura que tem por meio da palavra, em mau aspecto, se torna um rolo compressor.
Características de quem nasce com Plutão na Casa 3
Quem nasce com esse posicionamento tem grande facilidade de aprender os mais variados assuntos, e sempre em busca de aprender em todos os níveis, para além da ponta do iceberg. Tem grande capacidade para pesquisar, investigar e encontrar resultados — em especial enxergando o que os demais não conseguem ver com facilidade.
É alguém com um poder mental e espiritual elevado, sabendo usar isso para o bem e para o mal. Busca evoluir e transformar a si e aos outros por meio do aprendizado, em especial nos estudos iniciáticos e ocultos. Entretanto, precisa se atentar à forma como vai levar esse aprendizado adiante.
A comunicação pode ser um ponto forte ou fraco — ao mesmo tempo que busca entender sobre tudo que a cerca, essa pessoa pode se tornar desconfiada e se fechar em suas próprias ideias. Ainda nesse tema, pode se meter em intrigas com irmãos, parentes ou vizinhos, muito em conta de um vínculo profundo, que nem sempre é saudável.
Seu maior desafio é estabelecer trocas equilibradas e vínculos mais saudáveis, abrindo mão de posturas com parentes. Além disso, precisa ter em mente que as pessoas pensam diferente, devendo abrir a mente e o coração para isso. Outra questão é: o poder mental precisa ser trabalhado sempre em prol dos outros, de ajudar na transformação do outro e na própria renovação e edificação no plano das ideias.
Veja como Plutão pode auxiliar no seu recomeço
Plutão vem para revolucionar, para nos dar aquele chacoalhão necessário, em busca de nos fazer enfrentar nossos medos e indisposições para nos livrarmos de comportamentos erráticos e que precisam ser desconstruídos. Afinal, esse é o planeta que destrói para reconstruir, que faz renascer depois das cinzas, para trazer o melhor de nós mesmos. Se você tem esse posicionamento no Mapa, veio para passar por grandes transformações mentais e para equilibrar as relações com pessoas próximas; veio para aprender se desapegar de padrões que te impedem de seguir adiante.
Confira também: