Depois do período das tradicionais festas de Natal e de Réveillon no mês de dezembro e início de janeiro, o que todos desejam é que o mês de fevereiro seja de calmaria e estabilidade. Embora no Brasil seja comum ocorrer o Carnaval, esse é um mês para fazer uma faxina interior.
A palavra fevereiro surgiu inspirada no nome latim “februa”, que significa “purificação”, e se referia a qualquer instrumento usado para penitência. Tem relação com a festa da Roma Antiga celebrada anualmente naquela época em 15 de fevereiro. Conhecida por Lupercália, ela era destinada a purificar a capital do Império Romano e promover saúde e fertilidade.
Então, para a Februa, outro nome da Lupercália, o mês era chamado de Februarius, dando origem ao que temos atualmente. Além disso, há outras curiosidades. Então continue a leitura e saiba mais sobre o mês de fevereiro e seu significado espiritual.
Deslumbre-se com a força espiritual da chama violeta
“Fevereiro é o mês de início de ciclo, quando se toma decisões e o impulso para a vida brilhar.” - Autor desconhecido.
Quando chega fevereiro, as coisas começam a tomar ritmo, dando sinais de que, de fato, o ciclo anual teve início. É tempo de tomar decisões, realizar alinhamentos e agir. Renovados na esperança, todos se permitem fazer a vida acontecer, confiando que ela pode ser melhor e mais feliz.
Fevereiro e o seu significado espiritual
Na Antiguidade, o calendário romano era lunissolar, ou seja, baseado no movimento da Lua e do Sol. Nele, fevereiro era o décimo segundo e último mês do ano, chamado de februário. Tinha a duração de 29 dias, exceto nos anos bissextos, em que é adicionado um dia à contagem anual, para ajuste aos eventos astronômicos.
No ano 46 a.C., o calendário passou a ser solar, considerando as estações do ano. Nele, conhecido por calendário juliano, o mês de fevereiro foi alterado, passando a ter 28 dias (transferindo um para julho) e se tornando o segundo do ano. Nos anos bissextos, contava com 29 dias.
Posteriormente o calendário gregoriano, também solar e atualmente o mais usado no mundo, surgiu para corrigir distorções do anterior. Porém fevereiro continuou sendo o segundo mês do ano e tendo a mesma quantidade de dias.
Historicamente, fevereiro está associado à Lupercália, festividade que se destinava a espantar os maus espíritos e purificar a cidade de Roma na Antiguidade. Também era realizada para beneficiar a saúde e a fertilidade e celebrar a vida, num rito de passagem que simbolizava a morte e a ressurreição.
Nessa festividade, eram feitos sacrifícios com animais e rituais de açoite com pessoas, com o objetivo de expurgar os pecados. Da mesma forma, as casas eram varridas como prática de limpeza energética. Também eram feitas fogueiras diuturnamente ou usadas velas para que o Fogo Sagrado “limpasse” e transformasse tudo, abrindo espaço para novos começos, novas inspirações e crescimento.
De fato, fevereiro é um mês propício para a purificação do corpo, da mente e do espírito. Ele traz a possibilidade de renovar e liberar as más vibrações a que todos ficam sujeitos durante o trânsito intenso de pessoas nas lojas, nos bares, nas vias públicas, nas casas etc. durante o período das celebrações de fim de ano.
O mês é oportuno às purificações ritualísticas e às práticas oraculares. Ele inspira a excluir tudo o que não permite o crescimento. Estimula questionamentos sobre diversos aspectos da vida. Desperta para alinhamentos e escolhas. Traz uma energia que propõe refletir sobre a coerência entre aquilo em que se acredita e aquilo que se pratica. Diz respeito à integridade com a própria verdade e essência.
Fevereiro é um mês de mudança de energias, transição e faxina na vida para enfrentar os meses seguintes com novas vibrações. Ele é favorável às iniciações dos compromissos com a espiritualidade. Inspira o abandono do antigo para abrir caminho ao novo.
Desse modo, o Carnaval se adapta perfeitamente a ele, embora a festividade eventualmente ocorra em março, em função da Páscoa. Essa folia também tem esse caráter catártico de liberar as energias, de transpirar, de expurgo coletivo. Ela também permite trazer à tona ideias, crenças, emoções e sentimentos para desprender o que está guardado, oprimido e obscuro.
Na Numerologia, fevereiro valida e amplia esse sentido. O mês tem a vibração do número 2. Ele inspira a interação da pessoa com o mundo à sua volta. Estimula a harmonia do Universo interior com o mundo exterior. Representa a dualidade, o positivo e o negativo, o bem e mal, a luz e a sombra, entre outros aspectos.
O mês tem as energias do número do propósito divino, da busca por equilíbrio, que estimula a paciência, a diplomacia e a manutenção da boa convivência. Inspira cooperação e trabalho em equipe. Representa a maternidade e a intuição, o ato de ouvir, cuidar, nutrir, acolher e proteger.
As energias de união, as parcerias, as alianças e os aspectos relacionados com os relacionamentos estão potentes em fevereiro. O mês pede introspecção, acordos, harmonia, “jogo de cintura” e calma. Sinaliza para agir pensadamente e buscando consonância com todos e tudo. Traz as tendências de prosperidade, abundância e sucesso.
Especificamente no ano de 2022, fevereiro tem o número 2 repetido várias vezes em algumas datas: 2/2/2022, 20/2/2022 e 22/2/2022. Isso significa uma potencialização das energias astral e espiritual. Quanto mais repetição do número, maior a força de suas vibrações, sem contar as outras características dos números resultantes da soma da data.
Assim, é o período para aproveitar a intuição elevada, bênçãos inesperadas, proteção espiritual, relações produtivas e sonhos se realizando. É a oportunidade para exercer a cocriação e escolher energias de amor, paz e cura, unindo o espírito com o Universo e o Eu Superior. Aliás, uma nova repetição similar a essa só ocorrerá em 200 anos.
Como falamos mais acima, o número 2 representa harmonia. Logo, fevereiro também traz o equilíbrio do indivíduo consigo mesmo, assim como nas relações com outras pessoas. Aproveite esse mês para expandir sua compreensão sobre a vida e se conectar com sua essência. Use sua intuição para perceber onde pode cooperar e inspire outras pessoas a agirem em benefício da coletividade.
Qual é o significado espiritual para os nascidos no mês de fevereiro?
Os nascidos no mês de fevereiro são pessoas normalmente voltadas à coletividade, intuitivas e introvertidas. Buscam se associar e viver em harmonia com todos. Gostam de conversar com outras pessoas, viajar e expandir a consciência.
Saiba do poder da turmalina negra contra energias negativas
Trabalhadores, os nascidos em fevereiro se mostram honestos e justos. Recebem a energia espiritual do amor. São altruístas, sempre dispostos a ajudar os outros. Mas, às vezes, devem se distanciar um pouco desse comportamento e também cuidar de si mesmos.
Quando as pessoas nascidas no mês de fevereiro estão dissonantes das energias espirituais solidárias que recebem, elas começam a perceber o número 2 no dia a dia como um sinal de que há algo a ser aprimorado, de modo a se conectarem às suas essências. Precisam se envolver com ações que demonstrem compreensão e amor relacionadas consigo mesmas, com a família, os amigos e a humanidade.
Orações para o mês de fevereiro
Fevereiro tem um significado especial para várias religiões. Para a Igreja Católica, por exemplo, ele é o mês da Sagrada Família. Nesse mês, especialmente, são atendidos os pedidos por paz, comunhão, união e compreensão. Então se inspire com as orações a seguir.
Oração do mês de fevereiro para paz e misericórdia
Esta oração pode ser feita do primeiro ao último dia do mês, preferencialmente num lugar calmo, no início do dia e ao ar livre.
“Meu Deus Poderoso, ilumine, guie, proteja e abençoe o meu caminho neste mês. Traga paz ao meu coração e faça com que ela também chegue à minha família, aos meus amigos e a todas as pessoas do mundo. Inunde todos os seres humanos com a serenidade do Espírito Santo.
Senhor benevolente! Peço que tenha misericórdia daqueles que sofrem e estão em caminhos tortuosos e sem luz. Derrame Sua infinita sabedoria sobre eles, para que possam recomeçar a jornada com equilíbrio, entendimento e desejo de evolução.
Pai celestial que tudo sabe, inspire-me a compreender os meus semelhantes e a agir com empatia e evitar julgamentos. Permita que eu reflita diante das diferenças e aprenda com as minhas falhas, de modo a aperfeiçoar meu espírito.
Criador generoso, permita que todos os seres da Terra tenham a oportunidade de usufruir o dom da vida. Faça-me agir com respeito e senso de responsabilidade para disseminar a paz e a união por toda a parte. Que eu influencie meus semelhantes a pensarem, sentirem e agirem para o bem!
Senhor, desperte em mim a capacidade de perdoar e de semear sentimentos de amor, concórdia, esperança e compaixão. Que eu seja uma humilde inspiração para todos! Amém.”
Oração de fevereiro para bons sentimentos e coração puro
Esta oração pode ser feita durante todo o mês de fevereiro, preferencialmente num lugar calmo, antes de dormir.
“Pai Celestial, ajude-me a refletir e a me conectar com a essência divina que me trouxe até aqui. Ilumine a minha mente para que eu não me torne uma pessoa insensível e infrutífera. Permita que eu descubra em mim qualidades e possa aplicá-las por onde eu passar.
Senhor grandioso, peço com humildade que torne meu coração puro para que a dúvida, a angústia, a desumanidade, a vingança e a indiferença não tenham lugar e não façam de mim uma pessoa insensata e mesquinha diante dos meus semelhantes. Impregne o meu ser com a Sua bondade e Sua sabedoria para que eu enxergue a vida em toda a sua magnitude e conviva sem prejudicar seu esplendor.
Criador de tudo que existe, permita que eu cumpra a minha missão e seja um exemplo a todos que amo e que me cercam. Faça com que eu me conecte ao bem e o torne a minha prática constante e incondicional. Permita que eu corrija as minhas imperfeições e seja melhor a cada dia. Amém.”
Rituais para o mês de fevereiro
Como visto, fevereiro tem a energia da conexão com a essência e permite o aprimoramento espiritual. Para aproveitar a potência que o mês propicia aos rituais, realize estas sugestões:
Ritual de purificação individual
Este ritual permite purificação mental e espiritual. Contribui para a reflexão sobre objetivos, emoções, sentimentos e comportamentos. Amplia a compreensão de si e das forças da natureza: Fogo, Terra, Água e Ar. Realize-o no terceiro ou no décimo terceiro dia do mês.
Aprenda cinco banhos eficazes para lavar a alma
Material: cinco pedras, sendo uma pequena de ametista (preferencialmente na forma bruta), uma de ônix, uma de olho de tigre, uma de turmalina negra e uma de quartzo fumê (podem ser roladas, em tamanho médio); um copo com água potável; uma xícara (chá) de sal grosso; uma vela branca; uma vareta de incenso de arruda; incensário apropriado; um sino e um borrifador.
-
Encontre um local calmo, fechado, sem trânsito de pessoas e relativamente amplo para realizar o ritual. Posicione-se em pé longe de janelas e portas.
-
Acenda a vela sobre uma base segura e coloque-a no chão, à sua frente, a uma distância de três passos. Acenda o incenso num incensário próprio e coloque-o à frente da vela.
-
Organize, no chão, as pedras, o borrifador, o copo com água, o sal grosso e o sino, de modo que estejam acessíveis.
-
Coloque todas as pedras dentro do copo com água, exceto a ametista, e posicione-o próximo ao incenso.
-
Faça um círculo em torno de si com o sal grosso, em sentido horário, excluindo dele a vela, o incenso, a água, o sino e a ametista. Distribua o sal por igual.
-
Pegue as pedras uma a uma de dentro do copo e posicione-as na borda do círculo de sal, considerando os quatro pontos cardeais. Elas ajudam a desprender-se das mágoas.
-
Transfira do copo para o borrifador a água que foi energizada pelas pedras, e reserve fora do círculo.
-
Sente-se no centro do círculo. Pegue a ametista e coloque-a na palma da mão direita. Posicione essa mão sobre a palma da mão esquerda. A ametista é capaz de transmitir paz e promover o alinhamento entre mente e corpo. Com foco no incenso, mentalize três objetivos que deseja alcançar no ano, de forma detalhada. Ao final de cada um, visualize a ametista se iluminando.
-
Com foco na vela, pense nos hábitos que deseja descartar. Para cada um deles, visualize a ametista brilhando. Ao final, eleve as mãos à frente da cabeça e visualize a cor violeta se expandindo para todo o ambiente e indo para fora. Coloque a ametista à esquerda do incenso.
-
Pegue o sino e percorra o círculo em sentido anti-horário. A cada pedra, produza som e peça por clareza de ideias, equilíbrio, compreensão e sabedoria nas escolhas e decisões. Conclua fechando o círculo e agradeça. Posicione o sino fora do círculo.
-
Pegue o borrifador e borrife água em torno do seu corpo, da cabeça até os pés. Mentalize tudo que deseja eliminar – pensamentos, emoções, sentimentos, palavras, ideias, medos etc. Borrife água em torno do círculo, no sentido horário. Agradeça a oportunidade de purificação.
-
Descarte o sal grosso, o resto de vela e as cinzas de incenso no lixo, fora de casa. Jogue a água restante no ralo da pia e abra a torneira de modo a jogar mais água por ele. Lave as pedras em água corrente e deixe secar ao sol.
Ritual para limpeza energética da casa
Este ritual contribui para trazer a sensação de bem-estar. Ele torna o lar energeticamente saudável e agradável. As pessoas se sentirão confortáveis e aconchegadas.
Exige que seja feita a preparação da água lunarizada, na fase da Lua Cheia. Portanto o ritual deverá ser feito após esse ciclo. Caso ele ocorra no fim do mês, deve ser considerado o do mês de janeiro.
Material: quatro cristais brancos (preferencialmente na forma bruta); quatro velas brancas; um borrifador, um litro de água lunarizada na Lua Cheia.
-
Prepare a água lunarizada da Lua Cheia:
Num recipiente, de preferência de cerâmica, coloque um litro de água potável. Disponha aberto à luz da Lua na fase citada, em qualquer noite, em especial na terceira. Depois disso, transfira para um borrifador e reserve.
-
Realize o ritual:
-
Higienize a casa toda.
-
Eleja quatro cômodos para receber o ritual. Escolha os de maior circulação de pessoas e de reunião da família.
-
Coloque um cristal e acenda uma vela para cada cômodo. Deixe-a sobre uma base segura, próxima da pedra.
-
Escolha um cômodo para começar. Caminhe com a vela, fazendo movimentos circulares em toda a extensão do local, em sentido anti-horário, como se estivesse limpando o lugar dessa forma. Ao final, apague a vela e retire-a do ambiente.
-
Borrife a água por toda a extensão, visualizando uma luz violeta que purifica e transforma todas as energias negativas que podem estar no ambiente ou influenciando as pessoas que o frequentam.
-
Repita o procedimento para os demais locais.
-
Por fim, borrife a água em todos os locais da casa, mentalizando uma luz violeta que circula cada um deles e caminha com você. Ao concluir, envie essa luz para o céu.
-
Descarte os restos de vela no lixo fora de casa. Caso tenha sobrado água no borrifador, jogue-a no ralo da pia. Abra a torneira para que caia mais água sobre ele. Lave o borrifador com água corrente. Deixe secar ao vento.
Fevereiro é o mês da purificação. O período do ano para buscar equilíbrio, comunhão e alinhamento. Ele pede entusiasmo, organização, planejamento e ação. Inspira a ir em busca de concretizar objetivos. Com ele, renove suas energias para construir relações produtivas, semear amor por onde passar e fazer a vida acontecer em paz.
Confira também: