O sexto mês do ano no calendário gregoriano tem 30 dias. É quando os casais celebram, em clima de romance, o Dia dos Namorados. Também é o período de festas populares, chamadas juninas. Típicas do folclore nacional, elas concentram muita gente alegre em algumas cidades, principalmente do Nordeste do país, e são conhecidas mundialmente pela música, dança e gastronomia. São João é uma das mais conhecidas.
Com poucos feriados oficiais, esse mês tem um charme todo especial e nos convida a curtir a vida com alegria e proximidade. Além disso, traz uma energia de união, amor e devoção. Há muito encantamento no significado espiritual do mês de junho. Veja neste artigo que preparamos especialmente para você!
“Junho é a combinação perfeita entre o frio e o amor.” (Autor desconhecido)
Em junho, tem início o inverno. É o mês que tem uma das datas mais românticas para os casais – o Dia dos Namorados. E o calor do amor é propício a aquecer os corpos e os corações dos amantes não só nessa celebração como nos demais dias e noites do período e da estação mais fria do ano.
Junho e o seu significado espiritual
O nome “junho” surgiu da palavra latina “junius”. Há algumas hipóteses sobre sua origem, sendo uma delas a inspiração em Juno, deusa romana do casamento, da maternidade e dos nascimentos, esposa de Júpiter. Outra possível origem é atribuída a uma homenagem ao fundador da República Romana, chamado Lucius Junius Brutus.
Nesse mês, ocorre o solstício de verão no Hemisfério Norte, e o de inverno no Hemisfério Sul. Aqui as temperaturas caem, e as chuvas são mais escassas. O clima tem a característica de tornar as pessoas mais introspectivas.
Junho é um convite à reflexão, a se manter no aconchego do lar e reunir familiares. É a oportunidade para meditar, se autoconhecer e se conectar à essência divina. Mas, para a Igreja Católica, esse é o mês dos santos. Além de outros, Santo Antônio e São João são celebrados, respectivamente, nos dias 13 e 24. São Paulo e São Pedro são ambos homenageados no dia 29. Logo, há uma forte energia de devoção presente nesse período.
Além disso, as festas juninas estão relacionadas com festividades pagãs que eram realizadas na Europa, na transição da primavera para o verão, para afastar os maus espíritos e pragas que pudessem atrapalhar as colheitas. Com a expansão e a primazia da Igreja Católica, os deuses cultuados nessas celebrações foram substituídos por santos desta doutrina.
No Brasil, a partir do século 16, essas tradições foram trazidas pelos portugueses, mas tinham um teor somente religioso, o que foi se modificando com o passar do tempo e absorvendo elementos culturais tradicionais da população rural.
Atualmente as festas juninas representam alegria e a manutenção das tradições folclóricas, muito mais do que religiosas. O momento de descontração é uma libertação momentânea dos problemas cotidianos. Contudo envolve trabalho, disciplina e receptividade nas cidades em que elas são reconhecidamente grandes.
Em se tratando do amor romântico, o Dia dos Namorados faz jus ao significado espiritual do mês de junho, no sentido representar a união afetiva de pessoas para formar casais e, quem sabe, para firmar um casamento, bem ao estilo do que inspirava Juno.
Junho tem as vibrações do número 6, o que representa a luta pelos ideais humanos, a consolidação de projetos, a importância da harmonia nos relacionamentos. É o mês para aproveitar o que a família tem de melhor a oferecer. Aproveite as energias desse mês para ampliar a sua compreensão sobre seus sentimentos, suas ideias e seus princípios. Olhe-se com amor.
Qual é o significado espiritual para os nascidos no mês de junho
As pessoas nascidas em junho são amáveis e otimistas; por isso, atraem muitos amigos, que as reconhecem como tendo uma energia boa. Além disso, são criativas e abertas a novas ideias. Sensíveis, elas são confiáveis e se mostram disponíveis a ouvir quem deseja desabafar.
Aprenda quais são as cinco regras de ouro da prosperidade
Quem nasce em junho tem uma intuição natural e consegue sentir a energia dos demais, alémde ser bastante observador. Sabe escolher amigos verdadeiros e distinguir o bom do ruim. Tem humor variável e sabe se posicionar diante de algo que desagrade. Gosta de viver rodeado de pessoas com as quais pode compartilhar ideias e evoluir, pois a solidão representa uma prisão.
Orações para o mês de junho
O significado do mês de junho se relaciona com o amor, com a família e com a devoção a vários santos da Igreja Católica. Ele é propício a fortalecer a fé e se conectar com o Eu Superior. Inclusive, uma das formas de conexão é a oração. Então veja, a seguir, duas sugestões.
Oração para alcançar bênçãos no mês de junho
“Senhor, fonte de todo o amor! Agradeço por todas as bênçãos que tenho recebido. Peço humildemente que continue derramando Sua graça sobre mim e sobre a minha família. Que meus amigos também possam ser abençoados. Ilumine a minha mente para que eu siga a minha jornada com fé. Permita-me saúde para apoiar os meus semelhantes e irradiar esperança e paz. Guie os meus passos e cuide de todos nós. Amém.”
Faça essa oração todos os dias do mês, pela manhã.
Oração para pedir por união e paz
“Meu Deus, que conhece o meu coração. Agradeço o mês que terminou e que tão gentilmente me ofereceu oportunidades de sucesso e de alegria. Peço que este mês seja igualmente iluminado, e que prevaleça a minha capacidade de agir com fé e sabedoria. Permita que a união da minha família, de meus amigos e de todas as pessoas se faça presente neste novo ciclo. Que a paz seja o objetivo maior de todos que habitam a Terra! Faça-nos enxergar a beleza da vida e nos torne plenos de Seu amor, para que possamos prosperar com dignidade. Amém.”
Compreenda o amor incondicional nas várias formas de ser mãe
Faça essa oração todos os dias do mês de junho, logo pela manhã.
Rituais para o mês de junho
Junho é rico de significado espiritual e pode abranger diversos rituais, que são maneiras de se conectar às energias desejadas. Conheça duas propostas que convergem às vibrações de harmonia e amor que o mês emana.
Ritual de harmonização para o mês de junho
Aproveite a energia de união que junho emana para realizar um ritual de harmonização. Ele é bastante simples e deve ser feito na semana do dia 21.
Materiais:
1 vela branca
1 vela preta
2 pires
Modo de fazer:
1. Escolha um local tranquilo, sem circulação de pessoas.
2. Sente-se no chão com as pernas cruzadas em posição de lótus.
3. Posicione a vela branca do seu lado direito sobre o pires e faça o mesmo com a vela preta, porém do lado esquerdo.
4. Acenda as velas e coloque as mãos no peito, uma palma sobre a outra.
5. Concentre-se na luz das velas e imagine que ela se expande e circunda seu corpo. Enquanto a luz da vela preta sai pela esquerda, a da vela branca sai pela direita, e ambas se encontram atrás de você. Elas se cruzam e circulam, e depois voltam para a frente.
6. Imagine que, quando as luzes se encontram, coisas opostas se unem e se fundem. Assim, pense em Sol e Lua, claro e escuro, noite e dia, homem e mulher etc.
7. Após a fusão, deixe que a luz aumente, se propague para o ambiente e saia por uma porta ou por uma janela.
8. Repita quantas vezes desejar e guarde o material. Caso as velas tenham acabado, enterre os restos num vaso ou no jardim e lave os pires em água corrente.
Ritual do mês de junho para o perdão
Sempre é tempo para exercitar o perdão, não sendo diferente para o mês de junho. Realize este ritual muito simples durante a Lua Nova, aproveitando a energia transformadora do fogo. Veja como proceder.
Materiais:
3 tiras de papel branco
1 caneta de tinta vermelha
1 vela branca
1 panela ou tigela de vidro resistente
1 pires
Modo de fazer:
1. Escreva em uma das tiras, com a caneta vermelha, o nome de uma pessoa que deseja perdoar e o motivo. Dobre em três partes.
2. Acenda a vela branca sobre o pires e coloque-o com cuidado dentro da panela ou da tigela.
3. Pegue a tira e visualize-se leve e feliz, assim como em relação à pessoa que deseja perdoar.
4. Queime a tira de papel na chama da vela – com cuidado, para evitar acidentes.
5. Cuide para que as cinzas caiam dentro da panela ou da tigela.
6. Faça o mesmo com as outras duas tiras de papel.
7. Ao final, agradeça a oportunidade de perdoar e de nutrir sentimentos de amor.
8. Apague a vela e guarde-a em local seguro.
9. Descarte as cinzas em água corrente e lave a panela ou tigela e o pires.
Identifique o melhor mês para se casar segundo a Numerologia
O significado do mês de junho se relaciona com o amor, a alegria e a harmonia. Ele também diz respeito à união e à família. O inverno traz a introspecção necessária para refletir sobre sentimentos a serem fortalecidos e ideais a serem perseguidos. Aproveite a oportunidade para se autoconhecer e identificar suas forças. Exercite sua capacidade de se conectar com sua essência.
Confira também: