O décimo segundo mês do nosso calendário pode até dividir opiniões sobre o quanto chega depressa, mas nunca sobre os sentimentos nele envolvidos, os quais sempre são intensos. Todos entramos numa mesma sintonia e abrimos os nossos corações para o presente e para o futuro.
O tempo, nos 31 dias de dezembro, parece voar. Muitos aproveitam que há o período de festas para fazer uma pausa no trabalho e há férias escolares. Há, contudo, pelo menos três vezes mais coisas a se pensar e fazer, pois nesse mês existe essa energia boa, essa agitação gostosa que combina muito com a estação de verão que aqui o brinda maravilhosamente.
O último mês do ano é transformador e há quem acredite que ele seja o melhor de todos. De fato, ele é especial. Continue a leitura e descubra qual é o significado espiritual de dezembro. Deixe-se contagiar pela indiscutível atmosfera de fé e de esperança que esse mês proporciona!
“Dezembro desembrulha desejos.” (Saulo Pessato)
O décimo segundo mês do ano faz prevalecer a alegria, a extroversão e o otimismo. A exemplo dos presentes de Natal que a maioria das pessoas desembrulha, ele também o faz em relação aos desejos de paz, amor, união, prosperidade... Ele possibilita se abrir para novas oportunidades, faz emergir expectativas e sentimentos profundos e traz emoções e fé na vida.
Dezembro e o seu significado espiritual
O nome “dezembro” tem origem no latim “decem”, que significa décimo, pois ele era o décimo e último mês do ano no calendário romano, quando este começava em março. Contudo, mesmo o nome tendo permanecido, ele passou a ser o décimo segundo a partir das revisões na contagem do ciclo anual, ocasião em que os meses de janeiro e fevereiro passaram a ser os primeiros.
Neste mês, ocorre numa data móvel próxima ao dia 21 tanto o solstício de verão no hemisfério Sul quanto o equinócio de inverno no hemisfério Norte, no qual há incidência de neve em muitos países.
Como é sinônimo de pausa e de renovação, nesse mês podemos refletir sobre o que passou e sobre o que queremos para o futuro, além de podermos agradecer por tudo que chegou até nós no ano que está prestes a terminar. Ele inspira a pensar sobre planos, objetivos e metas para o próximo ciclo de doze meses.
Ademais, convida-nos a definir como queremos nos relacionar com as pessoas e com o ambiente em que vivemos. Ele nos desafia a esquecer o que não nos fez evoluir. Estimula-nos a abrir a mente e o coração e a aproveitar seus 31 dias ao máximo.
Dezembro encoraja a refletir sobre erros e acertos, para que no próximo ano não ocorram as mesmas falhas. Ele traz a oportunidade de eliminar as energias negativas, de purificar a mente e a alma e de atrair boas vibrações.
A realidade e o sonho se misturam em dezembro. Ao mesmo tempo em que temos nossos compromissos cotidianos, temos o planejamento das celebrações do Natal e do Réveillon. Pensamos em demonstrar concretamente afeto pelas pessoas que amamos e vamos às compras de presentes, mesmo sabendo que muitas pessoas fazem o mesmo.
Vitrines, ruas e prédios públicos são enfeitados e iluminados, trazendo boas vibrações e encantamento. Elementos tradicionais do período nos fazem lembrar de outros dezembros. O ciclo anual vai se fechando e preparando o entusiasmo para o recomeço. O último de doze meses recarrega a vida para que um novo tempo seja encarado com determinação e confiança.
No Cristianismo, o Natal está associado ao nascimento de Jesus Cristo em 25 de dezembro. Na Bíblia, porém, não há referências sobre essa data. Contudo, ela foi definida de modo a ressignificar as celebrações do Natalis Solis Invicti (Nascimento do Sol Invencível), festa pagã da Roma Antiga que tinha início na data e reverenciava o deus Sol no equinócio de inverno.
Similar a esse deus pagão, Jesus Cristo é o Sol do mundo espiritual, a luz que jamais se apaga. É o salvador da humanidade, que traz o perdão dos pecados e a esperança de renascimento. É aquele que tem o poder de fazer a alma evoluir e prosperar, da mesma forma quando se esperava que as colheitas fossem bem-sucedidas após o período de inverno do hemisfério Norte.
Renda-se ao Natal, tempo de bons sentimentos e de reflexão
Do ponto de vista do significado espiritual do mês de dezembro, o Natal é fundamental para os cristãos, principalmente os católicos. Famílias e amigos se reúnem para, ainda na noite de 24, celebrar juntos a memória da chegada de Jesus Cristo ao mundo, a sua missão e os seus ensinamentos.
A celebração desta data é cercada por costumes tradicionais comuns em muitos lugares do mundo, como montar a árvore de Natal e o presépio. As casas são enfeitadas com estrelas, guirlandas e outros itens decorativos bastante significativos.
Os anjos, muito comuns na decoração de Natal, representam o anjo Gabriel, que anunciou à Virgem Maria que ela seria a mãe de Jesus. Esse símbolo nos lembra que esses seres celestiais são mensageiros de Deus e nos auxiliam a cumprir a nossa missão na Terra. Eles são uma forma de nos conectarmos com o divino.
Sem Papai Noel, é como se o Natal não existisse para as crianças. Ele deriva da história de São Nicolau, bispo turco da Igreja Católica, que, no século IV, deixava moedas para crianças, viúvas e idosos desfavorecidos, pois era de família rica e havia aberto mão de seus bens materiais.
Assim, o bom velhinho foi associado a entregar presentes de Natal para as crianças. Contudo, para além dessa ideia, ele representa a importância da generosidade.
Dezembro tem clima de comunhão, de alegria e de fartura das ceias. Ele traz a promessa de paz e de prosperidade. No último dia, as pessoas se preparam para a virada do ano e celebram o Réveillon.
Marcante no fim de dezembro e abrindo as portas de janeiro, o Réveillon traz expectativas e esperanças renovadas em meio a festas, luzes, fogos de artifício e vários rituais fazem parte da véspera do primeiro dia do novo ano.
Dezembro é o mês para desejar os melhores sentimentos e coisas boas. É a oportunidade para aproveitar o calor do verão e curtir as festividades com as pessoas que amamos. Além disso, ele desperta para a conexão com o divino e transborda o amor ao próximo. Tem sentido familiar.
Aliás, as famílias estão cada vez mais mistas, inclusive no que diz respeito à religiosidade. Logo, as festividades de dezembro significam compartilhar momentos de felicidade e amor, abraçando as diferenças, inclusive as religiosas.
Os islâmicos que celebram com familiares cristãos ajustam-se aos costumes apenas prestando atenção a não consumir bebidas alcoólicas, carne suína e seus derivados, entre outras condutas.
Dezembro tem um significado espiritual especial para os judeus. Eles celebram durante oito dias o Hanukkah, também conhecido como Festival das Luzes, que significa a vitória da luz sobre a escuridão ou o bem que vence o mal.
O espiritismo não faz referências sobre as celebrações de dezembro. As obras kardecistas não mencionam o Natal, por exemplo. Contudo, valores como união e amor são significativos nessa doutrina e nesse mês norteiam a conduta de seus adeptos.
Na umbanda e no candomblé, o culto à Iemanjá faz parte da celebração do Réveillon. Os rituais e as oferendas a essa orixá dos mares são tradicionais na virada de dezembro-janeiro. Eles se destinam a manifestar gratidão pelo ano que finda e ao mesmo tempo almejam proteção e bênçãos para o novo ciclo.
Dezembro é representado pelo número 3 (soma dos algarismos 1 e 2 do mês 12), que influencia a sensibilidade e a expressão das pessoas. Relaciona-se com o mistério da Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, e com os ideais de evolução espiritual, que são a fé, a esperança e a caridade. Revela a concepção divina nos seres humanos, os quais são constituídos por corpo, alma e espírito. Inspire-se! Demonstre gratidão pela vida e muito afeto e respeito pelos seus semelhantes.
Qual é o significado espiritual para os nascidos no mês de dezembro?
As pessoas nascidas no mês de dezembro veem o melhor nos seus semelhantes e acreditam no potencial de todos. Compartilham amor e alegrias com familiares e amigos. Estão sempre dispostas a tratar bem os demais e a ajudar aqueles que lhe são queridos e próximos, sem esperar retorno. Abordam os fatos, sem rodeios, são honestos e seguem seus princípios.
Além disso, gostam de aprender e de compartilhar o que conhecem. São ativos (exceto nos esportes) e comprometidos com o que se propõem a fazer. Dão o melhor de si e têm o objetivo de vencer. Com liderança nata, eles são inspiradores e possuem pensamento lógico que os ajuda a serem justos, a se organizarem, a estabelecerem prioridades e a encontrarem a solução para problemas.
Entre os dias 1 e 21, o mês é regido pelo signo de Sagitário e influencia quem nasce no período com alegria, fé, expansão, liberdade e muitas aspirações. Representado pelo mítico centauro, é uma combinação de energia física com força mental, instinto e razão. É alguém que busca evoluir, aventurando-se em direção ao desconhecido e com foco em alcançar o inatingível.
A partir do dia 22 até o último dia de dezembro, o signo regente é Capricórnio, que traz aos nascidos nesse período estabilidade, praticidade e determinação para vencer obstáculos. Orientados para o trabalho, são pessoas disciplinadas e perseverantes e que se dedicam a realizar seus planos.
Orações para o mês de dezembro
Dezembro é um mês de conexão com tradições, família, amigos e espiritualidade. A oração é uma forma de desfrutar da energia de reflexão e de gratidão que o período inspira. Aproveite duas propostas.
- Oração para o mês de dezembro
Esta oração deve ser feita todos os dias de dezembro, especialmente à noite antes de dormir.
Desvende a simbologia por trás do signo de Capricórnio
“Senhor, este mês finaliza mais um ciclo de doze meses na minha vida. Agradeço por essa e todas as bênçãos que eu e minha família recebemos. Peço que, diante de nossa fé, continue iluminando a nossa mente e nos ajudando a manter o espírito santo em nossos corações e que, imersos em seus ensinamentos, possamos viver em paz e prosperidade. Derrame sobre nós confiança, amor e esperança. Conceda-nos saúde para o corpo e para a mente. Eleve a nossa alma. Permita que a verdade, a justiça e a tolerância sejam guias na nossa convivência com os demais e que a união e a felicidade das festas deste período sejam permanentes no próximo ano. Amém!”
- Oração para abençoar a ceia de Natal
Esta oração deve ser feita à mesa, antes de todos começarem a consumir alimentos e bebidas da ceia, no dia 24 de dezembro.
“Senhor, neste momento em que todos estamos reunidos para a ceia de Natal, agradeço por cada pessoa aqui presente, pela saúde de todos e por estarmos em paz e união. Abençoe, Pai, o nosso alimento e que ele faça bem ao nosso corpo. Abençoe todos que compartilham desta refeição e que nada nos falte nos dias adiante. Principalmente, Senhor, peço que não nos falte alimento para o espírito e que ele evolua de encontro ao Seu propósito. Agradeço, meu Deus, por todas as bênçãos e peço que ilumine as nossas mentes e aqueça os nossos corações com os melhores sentimentos de harmonia, amor e fé. Amém!”
Rituais para o mês de dezembro
Dezembro é um mês repleto de tradições e de costumes. E é também ideal para atrair energias positivas e se unir ao espírito de alegria, paz, união e amor que o período inspira. Aproveite duas sugestões de rituais para se conectar com essas vibrações.
- Ritual para alcançar realizações no novo ano
Este ritual deve ser feito sempre na noite do dia 14 de dezembro.
Materiais:
Um pacotinho de sementes de uma erva aromática da época (por exemplo, salsa ou coentro);
Um vaso;
Terra vegetal o suficiente para completar o vaso;
Pá de jardinagem;
Água;
Papel;
Lápis.
Modo de realizar:
1. Faça uma lista com as realizações significativas no ano presente. Use o papel e o lápis para isso. Pense sobre os benefícios que elas trouxeram para a sua vida, as emoções, os sentimentos, as transformações e sobre o quanto você evoluiu.
2. Coloque um pouco de terra no vaso usando a pá de jardinagem e considere a metade da quantidade indicada para o plantio das sementes.
3. Distribua as sementes na terra enquanto lê cada uma das realizações, como se você estivesse plantando as sementes para cada uma delas. Agradeça. (Concentre as sementes no vaso, conforme a indicação de plantio).
4. Mentalize que cada semente prospere e que traga uma nova realização no próximo ano. Peça que você tenha fé, saúde e perseverança para vencer e que possa plantar novas sementes no próximo dezembro.
5. Cubra com o restante da terra e nivele o conteúdo.
6. Regue com água e mentalize que seu vaso está florescendo.
7. Guarde o restante da terra (se sobrar), a pá de jardinagem e o lápis nos locais de costume. Descarte adequadamente as embalagens da terra e das sementes.
- Ritual para limpar energias negativas e purificar o próximo ano
Esse ritual deve ser feito durante o mês de dezembro, toda sexta-feira à noite, para limpar o corpo e a mente de energias negativas, purificar a alma e trazer descanso.
Materiais:
1 ½ litro de água;
Panela para ferver a água;
Um frasco pequeno de óleo essencial de eucalipto, que ajuda a eliminar as energias negativas, a seguir no caminho certo e a ter determinação;
Saiba como cada signo lida com a esperada virada do ano
Uma bacia ou balde para lavar os pés;
Uma toalha branca;
Modo de preparo:
1. Coloque a água na panela e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, desligue e deixe amornar um pouco.
2. Despeje a água na bacia ou no balde e verifique com cuidado se a temperatura está suportável para a pele.
3. Pingue sete gotas de óleo essencial de eucalipto.
4. Mergulhe vagarosamente seus pés na água. Respire fundo e aproveite o aroma do eucalipto para desobstruir as vias respiratórias. Reflita sobre as coisas que não foram positivas durante o ano e pense sobre como elas poderiam ser transformadas em benefícios. Agradeça pelas lições que elas trouxeram e por tudo o que você aprendeu.
5. Mentalize que tudo o que não foi bom está se desfazendo na água e já não faz mais parte da sua vida.
6. Visualize que você está em plenitude, com paz e alegria. Agradeça por esse estado de espírito.
7. Enxugue seus pés com a toalha.
8. Despeje a água no jardim ou no vaso sanitário e dê descarga. Coloque a toalha para secar, preferencialmente ao ar livre.
Dezembro é um mês de expansividade, de bons sentimentos e de desejos que se multiplicam e criam uma corrente do bem. É tempo de revisão, de reflexão e de alimentar as esperanças em um novo ciclo. Aproveite esse clima otimista e de amor para expressar seus melhores sentimentos com muita fé.
Confira também: