Outubro: conheça o significado espiritual deste mês

Outubro é o décimo mês do nosso calendário, que é o gregoriano. Nele, a primavera é notória aqui no Brasil. Com 31 dias, ele tem datas comemorativas muito significativas e uma das mais importantes campanhas na área da saúde, que é o Outubro Rosa.

O significado espiritual do mês de outubro se relaciona com temas religiosos, místicos e sobrenaturais. Este é um ciclo realmente rico de simbolismo e que amplia a mente, os sentidos e a fé. Conheça mais sobre esse assunto, na sequência do texto.

O que você vai encontrar no artigo:

“Outubro no teto passos pássaros gotas de chuva.” (Paulo Leminski)

O mês de outubro é marcado pela manifestação da primavera. O período tem a alegria de pássaros, que usam os telhados para fazer ninhos, para se expor ao Sol ou para se esconder das chuvas que ocorrem especialmente nos finais de tarde. Este ciclo é assim: instiga as percepções e os sentidos.

Outubro e o seu significado espiritual

O nome “outubro” vem do latim “octo” que significa "oito". Ele era o oitavo mês no calendário romano, que tinha início com o mês de março. Quando os meses de janeiro e fevereiro passaram a ser os primeiros do ano, ele se tornou o décimo, porém o nome permanece até os dias atuais.

Enquanto no Hemisfério Norte o mês tem características do outono, no Hemisfério Sul, do qual o Brasil faz parte, ele tem características da primavera. A alegria e a extroversão marcam este período, que ainda conta com algumas chuvas, principalmente no final da tarde. Ela vem purificando o ar e trazendo uma atmosfera mais amena e leve.

Crianças brincando em uma tarde chuvosa

Contudo o que espiritualmente caracteriza os dias de outubro é a possibilidade das dimensões em que vivem as almas se fazerem presentes no nosso cotidiano. Inclusive, os entes queridos parecem estar ao nosso lado, tentando fazer contato. Algumas pessoas podem senti-los. Além disso, os assuntos sobrenaturais têm destaque no mês.

Para os católicos brasileiros, o Dia de Nossa Senhora Aparecida (12) é motivo de muitas homenagens e romarias, pois trata-se da padroeira do país. Inclusive, a imagem da santa, encontrada por pescadores em um rio, é cercada pela crença de que ela teria trazido prosperidade para eles, num dia de pesca em que as redes retornavam sem peixes.

Nesta data, a fé e a espiritualidade se manifestam de várias formas e milhares de pessoas vão até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior do estado de São Paulo, para prestar devoção, agradecer as bênçãos, realizar penitências e cumprir promessas de pedidos atendidos.

Nesta mesma data também é celebrado o Dia das Crianças, uma homenagem a esses seres cheios de pureza e esperança. Também prestigia a infância, que é uma fase maravilhosa e de grande evolução pessoal em todos os sentidos: físico, emocional, social e espiritual.

Esta comemoração traz uma energia de alegria, aproximação e nostalgia, pois nos lembra de não deixar morrer dentro de nós a curiosidade e o interesse por aprender.

Outra data significativa é o Dia dos Professores (15), que homenageia os profissionais que se dedicam a ensinar e a formar futuros profissionais. Ela traz a energia do conhecimento e da expansão da mente e da consciência. Também alerta para a importância de compartilhar saberes e experiências. Ela reflete uma conexão com a dádiva de pensar.

Em 31 de outubro é a comemoração do Halloween, tradicional nos Estados Unidos e que aqui se refere ao Dia das Bruxas. Tem origem num antigo festival pagão, a festa celta de Samhain (nome que significa “fim do verão”), que celebrava a abundância e a fartura após a época de colheita.

Porém o Dia das Bruxas, como é conhecido atualmente, tem vários símbolos incorporados. Tem diversas finalidades, como celebrar a época de colheita, o fim do verão e o início do outono no Hemisfério Norte, bem como os mortos. Representa uma forma de explorar os medos e as sombras do comportamento humano. Une crenças religiosas, valores, o sentido da morte e a natureza.

Conheça oito curiosidades sobre o Dia das Bruxas

O significado espiritual do mês de outubro ainda contempla a superação, a capacidade de se reinventar e de se fortalecer para lutar pela recuperação da saúde, pela cura e pela vida, que são atitudes fundamentais para quem precisa se tratar de uma das doenças mais devastadoras, que é o câncer, seja ele de mamas ou de útero.

Nesse sentido, a campanha do Outubro Rosa é uma das mais importantes na conscientização da população para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento precoces dos tipos de câncer mencionados. Ao mesmo tempo, ela traz esperança, pois a cada ano mobiliza áreas científicas e governos a buscar alternativas e a agir para reduzir o surgimento de novos casos, assim como desenvolver medicamentos e descobrir a cura definitiva.

Outubro representa o número 10, que na Numerologia tem os algarismos somados e se torna 1. Significa o início, a energia criativa, a individualidade e o absoluto. Está relacionado com a liderança, a coragem, as realizações e com a ambição. Aproveite essas vibrações para conquistar objetivos e realizar sonhos com muita determinação.

Qual é o significado espiritual para os nascidos no mês de outubro?

Mulher de braços cruzados e expressão confiante

As pessoas nascidas no mês de outubro possuem características que as tornam fortes e bem-sucedidas. Elas não se deixam abater diante das dificuldades. São carismáticas e demonstram otimismo e gratidão, mesmo que estejam enfrentando problemas.

Quem nasce em outubro se dispõe a ajudar outras pessoas, porque dá importância elevada ao companheirismo. Vive intensamente e com sabedoria. É honesto e orienta sua vida pela verdade. Confiável, não se deixa corromper, e isso se torna um exemplo para aqueles que passam por sua vida.

Os nascidos no mês de outubro gostam de se cercar de boas companhias e de pessoas que respeitam seus limites. São leais e lidam com desentendimentos de forma madura e empática, pois possuem inteligência emocional bastante desenvolvida. São conscientes de suas emoções e de seus padrões de pensamento e agem com calma.

Aprenda sobre o mito grego que representa o signo de Libra

Aqueles que nascem entre os dias 1 e 22 do mês, sob o signo de Libra, são racionais, equilibrados e gostam de harmonia, paz e ponderação. Já os nascidos entre os dias 23 e 31, sob o signo de Escorpião, são obstinados, intensos e intuitivos. Enigmáticos e profundos, mostram um forte poder pessoal.

Orações para o mês de outubro

A oração representa o diálogo com Deus. Ela auxilia no desenvolvimento da espiritualidade e na manutenção da fé. Outubro tem a energia da ligação com os mistérios da vida e com o sobrenatural. Aproveite para se conectar com o Eu Superior e para elevar ainda mais a intuição. Encontre duas opções para desfrutar das boas vibrações deste mês.

- Oração do mês de outubro para obter respostas e soluções

Esta oração deve ser feita todos os dias do mês de outubro, no período da manhã.

“Amado Deus! Primeiramente agradeço pelo mês de outubro e por cuidar de mim e das pessoas que eu amo. Permita que eu obtenha respostas e soluções diante das adversidades que possam surgir e que eu seja capaz de amorosamente compreender Suas lições para minha evolução pessoal e espiritual. Que minhas decisões sejam sábias e irradiem confiança e alegria a todos. Permita-me agir em consonância com o meu propósito. Amém!”

- Oração para elevar a intuição

Faça esta oração todos os dias do mês de outubro, no período da manhã.

“Deus Todo Poderoso! Peço que eleve a minha sensibilidade e a minha intuição para que eu possa perceber a presença de anjos, arcanjos e seres que emanam o Seu amor e me protegem do mal. Que eu possa interpretar os sinais e as orientações sobre o meu propósito e a minha jornada de evolução. Permita que eu perceba a Sua luz e que eu entenda o que é bom, correto, justo e próprio da Tua vontade. Ajude-me a identificar os caminhos que me levam à paz. Faça de mim um instrumento de generosidade aos meus semelhantes. Amém!”

Rituais para o mês de outubro

Imagem em gride com vela roxa, alecrim e cravo

É possível atrair as energias desejadas por meio da realização de rituais. O mês de outubro é especialmente voltado à conexão espiritual de uma forma ampla e diversa. Aproveite as duas propostas a seguir para desfrutar das boas energias deste ciclo.

- Ritual do Dia das Bruxas

Esse ritual é muito simples e deve ser feito na noite do Dia das Bruxas, de modo a receber toda a energia desta data.

Materiais:

  • Um copo com água potável;

  • Uma vela roxa;

  • Incenso de vareta de sálvia, manjericão ou mirra;

  • Incensário;

  • Um pires;

  • Uma xícara de pétalas de rosas.

Modo de preparo:

  1. Coloque o copo com água à luz da Lua para que seja energizado.

  2. Acenda o incenso.

  3. Passe o incenso em torno de si, de forma circular, em sentido horário, da cabeça para os pés.

  4. Ao concluir, amplie o movimento com o incenso e abra um círculo imaginário, colocando-se no centro.

  5. Ajuste a vareta de incenso no incensário e o posicione à sua frente.

  6. Distribua as pétalas de rosas, de forma a desenhar com elas o círculo em torno de si.

  7. Sente-se dentro deste círculo. Acenda a vela roxa sobre o pires e a posicione do lado direito do incensário. Esta vela tem o poder da transmutação.

  8. Coloque o copo com água à direita da vela.

  9. Pense em seus ancestrais, sobre as coisas que deseja na vida e coisas que deseja eliminar. Observação: o incenso, a vela e o copo com água devem estar dentro do círculo.

  10. Para finalizar, apague a vela e o incenso. Recolha as pétalas em sentido horário e agradeça pelas bênçãos que tem recebido.

  11. Descarte as pétalas e cinzas num vaso com flores ou na terra.

  12. Beba a água energizada e lave o pires em água corrente. Caso o incenso tenha sobrado, guarde-o para outra ocasião.

- Ritual do mês de outubro para o sucesso

Este ritual é muito simples e deve ser feito à noite, uma vez a cada semana do mês.

Materiais:

  • 3 colheres (sopa) de alecrim seco ou três ramos, se for fresco;

  • 3 cravos;

  • Uma xícara de pétalas de flor amarela;

  • 1 pedra pequena de citrino;

  • 2 litros de água;

  • Uma panela com tampa que comporte a água;

  • Uma jarra;

  • Uma toalha branca ou amarela.

Modo de preparo:

  1. Coloque a água, o alecrim, os cravos e a pedra na panela e leve ao fogo.

  2. Após ferver, desligue o fogo e acrescente as pétalas. Tampe e deixe amornar.

  3. Coe o conteúdo da panela na jarra.

  4. Tome um banho de higiene e jogue a água coada aos poucos sobre o corpo, do pescoço para baixo.

  5. Mentalize que o sucesso está acontecendo em todas as áreas que desejar e agradeça por isso.

  6. Enxugue-se com a toalha.

  7. Descarte os ingredientes da fervura num vaso florido ou na terra.

  8. Lave a panela e a jarra em água corrente.

  9. Deixe a pedra secar naturalmente e guarde-a na sua carteira.

Compreenda a instigante simbologia do signo de Escorpião

Outubro tem a energia da espiritualidade e da intuição. Ao mesmo tempo, a coragem, a força interior, a perseverança e a alegria da vida que se manifestam na primavera exuberante do mês. Conecte-se com sua essência e se reinvente no que for necessário para tornar sua jornada leve e significativa e para conquistar a felicidade que deseja.

Confira também: