Você já parou para pensar que o mundo da astrologia possui muito mais elementos do que a maioria das pessoas imagina?
Por exemplo, quem não é um grande entusiasta desse tema sabe, no máximo, o seu signo. Assim, deixa de lado detalhes como: ascendente, lua, sol, mapa astral e por aí vai… Para você ter uma noção, existem até mesmo flores e pedras que são relacionadas ao zodíaco.
E é nesse cenário que os Orixás também se relacionam com esse universo cheio de possibilidades.
Pois é! Algumas pessoas se surpreendem, já que acham que religião e astrologia não se misturam. Mas a verdade é que todas essas crenças possuem algo em comum: a busca pelo bem-estar e pelo autoconhecimento.
Sendo assim, entender qual é o Orixá de cada signo ajuda a saber mais sobre o que essas entidades trazem para a personalidade de seus nativos.
Direto ao ponto:
Saiba o orixá do signo de...
Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes
Legal, né? Então prepare-se porque, aqui, você vai ver tudo sobre esse assunto e toda a influência que essas figuras exercem em nossa forma de viver. Vamos lá?
O que são orixás?
Antes de conhecer o Orixá de cada signo, porém, é importante ter em mente o que essas figuras tão importantes para religiões como o Candomblé e a Umbanda representam.
De forma simplificada, essas entidades são responsáveis por conectar o ser humano com o Deus soberano. Sendo assim, se aproximam muito das emoções e particularidades humanas. Cada um deles possui origem e características próprias, relacionando-se a sentimentos e elementos específicos.
Outra coisa interessante é que os Orixás podem ser criações divinas do senhor de tudo mas, também, humanos que, após a morte, foram elevados espiritualmente.
Esse é o conceito básico dos Orixás, que já te ajuda a ter uma maior noção do poder e características deles. E, agora, você já pode ver mais sobre a entidade de cada signo!
O orixá de Áries
A entidade que rege o signo de Áries é Ogum, conhecido como o Orixá guerreiro e senhor da guerra. Fortemente relacionado à bravura e à determinação, essa figura inspira o espírito de liderança desse nativo que, por onde quer que passe, está sempre abrindo caminho para os outros seguirem.
Confira qual é a cor que representa cada Orixá
Além disso, Ogum é responsável por tornar os nativos destemidos, fazendo com que essas pessoas estejam sempre prontas para defender seu ponto de vista e aquilo que acreditam, não desistindo nunca de suas metas e sonhos.
O orixá de Touro
Oxóssi, o Orixá da caça e da fartura, também chamado de dono das matas, é a entidade que rege o signo de Touro. Conhecido por seu caráter paciente e acolhedor, essa entidade inspira os nativos desse signo a viverem com bastante determinação e foco.
Mesmo que seus objetivos demorem a ser concretizados, eles continuam em seu caminho, atuando com inteligência e sem perder a cabeça. As riquezas também fazem parte dessa figura, o que explica a importância que os taurinos dão para questões materiais.
O orixá de Gêmeos
Gêmeos é regido pelos Ibejis, os Orixás irmãos que são conhecidos por sua alegria, sua inteligência e sua capacidade de comunicação. Eles também são relacionados à dualidade. Sendo assim, os nativos deste signo são influenciados por essa entidade a viver de maneira bastante eclética e movimentada, sempre transitando entre interesses. Essas figuras inspiram seus regentes a criarem conexões por onde passam e sempre buscarem mais conhecimento, trazendo leveza e alegria para todas as suas relações e conexões.
O orixá de Câncer
A entidade que rege o signo de Câncer é Oxum. Chamada de senhora da beleza, essa figura é fortemente relacionada às águas e a sentimentos e ações positivas, como simpatia, carinho e proteção. Não é à toa que, para os nativos desse signo, ela inspire sensibilidade e generosidade, trazendo conexões profundas em suas relações — mas com a sabedoria, já que, na vida, as coisas são passageiras como o movimento da água. Esse Orixá também pode trazer certo charme místico para esses nativos, fazendo com que as pessoas transitem ao seu redor de forma natural.
O orixá de Leão
Xangô, o Orixá do fogo e do trovão, que também é fortemente associado à justiça, é o regente do signo de Leão. Isso explica a personalidade forte e cheia de vida destes nativos. Além disso, essa entidade ainda é conhecida pelo seu gosto por estar sempre envolvido na resolução de diferentes desafios, o que inspira seus nativos a estarem sempre à frente de situações diversas em suas vidas, garantindo que tudo ocorra conforme o planejado e sem problemas.
O orixá de Virgem
Virgem é regido por Obaluaiê, o Orixá das curas e das doenças. As principais características dessa entidade são o seu cuidado com o seu trabalho e com seus protegidos, o que resulta na purificação e renovação das pessoas.
Aprofunde seus conhecimentos sobre os Orixás da Umbanda
Sendo assim, essa figura inspira seus nativos a serem pessoas cuidadosas e perfeccionistas, que não deixam passar nada de errado e que se preocupam muito com a sua saúde.
Ou seja, faz com que esses indivíduos busquem sempre agir em prol de seu bem-estar, eliminando ações autodestrutivas de suas rotinas.
O orixá de Libra
A entidade que rege o signo de Libra é Oxumaré. Conhecido como o Orixá da chuva e do arco-íris, ele inspira o caráter otimista desses nativos, que tendem a entender que, mesmo diante de dificuldades, no final tudo dá certo.
Além disso, esse Orixá é bastante pacífico, o que faz com que seus protegidos busquem sempre agir com diplomacia, evitando brigas e resolvendo conflitos por meio da conversa, sem ânimos exaltados e visando, constantemente, a justiça.
O orixá de Escorpião
Nanã, a senhora da vida e da morte, é a entidade relacionada ao signo de Escorpião. Fortemente conectada com questões de sabedoria e transformação, ela inspira a profundidade da personalidade desses nativos, que geralmente são introvertidos, justamente porque têm muitos pensamentos em sua mente e preferem se dedicar à sua conexão com o mundo espiritual.
Essa figura também é extremamente poderosa, característica que é traduzida pela constante superação de limites que esse signo busca.
O orixá de Sagitário
Sagitário é regido por Iansã, a senhora das tempestades e ventanias. Fortemente relacionada com sentimentos intensos, a entidade inspira o caráter entusiasmado e animado com a vida desse signo.
Além disso, essa figura também representa a liberdade e a independência, o que explica o espírito aventureiro de seus nativos, que estão sempre buscando novas experiências e não esperam companhia para correr atrás dos seus sonhos. Corajosos, tanto Iansã quanto Sagitário não têm medo de explorar o mundo.
O orixá de Capricórnio
A entidade que rege o signo de Capricórnio é Omulu (ou Omolu). O senhor da cura, da transformação e da fertilidade traz à tona o espírito indomável desses nativos, que são uma verdadeira força da natureza e não são abalados por nada desse mundo.
Conhecido por suas cicatrizes, que representam toda a jornada já vivida, esse Orixá ainda inspira o signo de Capricórnio a buscar estabilidade, mas sem colocar em risco a sua felicidade e aquilo que o torna verdadeiramente feliz.
O orixá de Aquário
Oxalá, o senhor da paz, da sabedoria e da harmonia, é a entidade relacionada ao signo de Aquário. Não à toa, inspira a busca por inovação constante que faz parte da jornada desses nativos, que amam quebrar barreiras por meio da inteligência.
Desvende os traços de personalidade escondidos de cada signo
Essa figura também está conectada a sentimentos como equilíbrio e respeito. Consequentemente, isso é traduzido pela ótima índole e caráter de seus regidos, que não só respeitam a diversidade como entendem sua importância e mantêm a mente sempre bem aberta.
O orixá de Peixes
Peixes é regido por Iemanjá, a famosa rainha do mar e protetora das águas. Esse Orixá é conhecido por sua compaixão e também por sua intuição, o que explica a sensibilidade que seus nativos possuem.
Além disso, a entidade ainda inspira a conexão espiritual, o que faz com que as pessoas desse signo busquem sempre explicações grandiosas para os acontecimentos da vida, o que pode deixá-los um pouquinho no mundo da lua e torná-los emotivos e sentimentais.
Viu só como o Orixá de cada signo tem tudo a ver com as principais características que já conhecemos sobre o zodíaco? Fazer esse tipo de relação mostra que, no mundo dos astros e das divindades, tudo está um pouquinho entrelaçado.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre esse assunto. Não deixe de compartilhar com aquele seu amigo que, seja pela paixão pelos Orixás ou pelos signos, vai adorar aprofundar seus conhecimentos neste tema!
Confira também: