Para chegar à interpretação dos sonhos faz-se necessário um trajeto progressivo da elaboração onírica e observar os quatro mecanismos fundamentais do trabalho do sonho: Condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária, esta última como sendo um segundo momento da elaboração onírica.
Hoje falaremos sobre Deslocamento...
Segundo Roudinesco (1997, p. 148), “deslocamento é o processo psíquico inconsciente, teorizado por Sigmund Freud, sobretudo no contexto da análise do sonho. O deslocamento por meio de um deslizamento associativo transforma elementos primordiais de um conteúdo latente em detalhes secundários de um conteúdo manifesto”.
O Sonho se apresenta de duas formas, uma manifesta e outra latente, isso significa que os sonhos são consequência da repressão de nossos desejos, tão estranhos à nossa natureza consciente que, mesmo nos sonhos, só aparecem sob a forma de símbolos.
Então os nossos sonhos têm um conteúdo manifesto (o que acontece no sonho) e um conteúdo latente (o que o sonho tenta nos dizer).
O mais importante para analisarmos e refletirmos são os conteúdos latentes dos sonhos, pois são eles que verdadeiramente podem nos dar acesso ao inconsciente.
Claro, é preciso muito treino e perseverança para entender o que são os conteúdos latentes, mas uma forma simples de avaliar é entender que o que sonhamos, na realidade tem uma dupla interpretação, não é exatamente o que se manifestou, ou seja, aquilo que me lembro do sonho, por de traz do que foi manifesto no sonho existe algo latente, ou o que verdadeiramente interessa para acessar o inconsciente.
Anote os sonhos e tente separar o que são conteúdos manifestos de latentes, isso fará muita diferença na interpretação e aplicação na nossa vida.
Comentários do autor:
Freud afirmou que os sonhos são consequência da repressão de nossos desejos, tão estranhos à nossa natureza consciente que, mesmo nos sonhos, só aparecem sob a forma de símbolos. Freud acreditava que, se esses desejos fossem abertamente expressos, certamente nos assustariam e de fato não aceitaríamos a ideia de que fossem nossos. Segundo Freud, nossos sonhos têm um conteúdo manifesto (o que acontece no sonho) e um conteúdo latente (o que o sonho tenta nos dizer). A maioria dos desejos expressos em nossos sonhos seria de natureza sexual.
Confira também: