Você, com certeza, já ouviu falar no poder que a Lua Cheia tem sobre a Terra. Seja influenciando as marés, o crescimento do cabelo, o funcionamento das plantas ou até deixando nossos cachorros mais ariscos e enérgicos. Na Astrologia, por outro lado, ela representa o auge. Sendo a conclusão do ciclo iniciado na Lua Nova, costuma ser durante a Lua Cheia em que nos deparamos com picos de energia.
É durante essa fase que nossa autenticidade ganha força, e nos vemos com mais determinação para tirar nossos objetivos do papel, além de termos mais consciência em relação ao aprendizado e crescimento que estamos tendo em todas as áreas de nossas vidas. Também é nessa fase que nossos sentimentos ficam à flor da pele – e, para muitos, o hormônios também –, sendo um período propício a paixões e romances.
Agora, se a Lua representa o auge e se ela consegue influenciar a seiva das plantas, bem como o movimento das marés, será que ela tem algum poder em relação ao corpo humano propriamente dito? Pois saiba que a sabedoria popular diz que sim. E até as enfermeiras!
A Lua Cheia e a maternidade
É só a Lua Cheia aparecer no céu, que muitas mulheres se veem com a questão: “Será que vai nascer?”. E isso acontece porque, além de ser um costume contado ao longo da história, muitas parteiras também acreditam que há um maior número de partos durante a Lua Cheia.
Desvende outros mitos que envolvem o período da Lua Cheia!
Pensa-se que, caso uma mulher esteja no fim do seu período gestacional, é possível que a força gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra pode influenciar a mulher a dar à luz. Em outras palavras, assim como a Lua afeta as águas da Terra, acredita-se que ela também afete o líquido amniótico. Se a bolsa se vê sob pressão de alguma forma, ela pode se romper, e as contrações se iniciariam.
Mito ou ciência?
A melhor denominação seria senso popular. E isso acontece porque, por mais que, ao longo dos anos, diversos estudos tenham sido feitos, nenhum deles conseguiu fazer uma ligação concreta entre o número de nascidos e as fases da Lua – ainda que muitas mulheres e parteiras jurem o contrário. É possível que essa crença exista por ter sido passada de geração e geração por muitos anos, uma vez que muitas culturas ao redor do mundo fazem ligações entre as fases da Lua e a fertilidade da mulher.
Descubra outras relações entre a Lua e a maternidade
A título de curiosidade, existem algumas evidências que sugerem que, por mais que a Lua não tenha influência no parto, tempestades são outra história. Assim, se a Lua falhar, talvez a próxima tempestade pode ser a sua hora
No fim, independentemente da fase da Lua ou do tempo, o bebê irá nascer quando estiver pronto! Contanto que venha com saúde e que não seja um “alien”, é tudo o que importa, não é mesmo?
Confira também: