Aromaterapia ou terapia de óleos essenciais consiste na cura natural por meio do aroma de plantas que promovem o bem-estar físico e emocional, seja tratando queimaduras e hidratando a pele ou simplesmente aliviando o estresse e relaxando a mente. Enquanto não há grandes restrições do uso de óleos em adultos, o assunto é outro quando nos referimos aos bebês, uma vez que eles são mais sensíveis e delicados.
Isso, contudo, não significa que eles não possam usufruir dos benefícios dessa terapia, muito pelo contrário! Seja por meio de massagem, seja usando um difusor, seus pimpolhos também podem ganhar muito com essa cura natural!
Confira, agora, tudo o que você precisa saber sobre o assunto com o Horóscopo Virtual!
Cuidados gerais
Diferentemente do que muitos imaginam, a aromaterapia não é apenas colocar o óleo essencial na pele ou no difusor e aproveitar os benefícios, pois existem determinados cuidados a serem seguidos como:
1. Nunca use óleos essenciais em bebês com menos de 3 meses, visto que eles possuem pele extremamente sensível nessa idade;
2. Não use óleos essenciais na hora do banho. Crianças gostam de brincar com a água, por isso é melhor evitar o risco de ingestão do óleo ou ele atingir alguma área sensível, como os olhos;
3. Compre óleos que sejam 100% essencial e de boa qualidade, já que determinados óleos podem conter aditivos que podem fazer mal à saúde;
4. Fique atento às instruções do produto;
5. Dilua uma gota de óleo a cada 10 ml a fim de evitar complicações;
6. Caso opte por uma massagem, o óleo escolhido precisa ser diluído em óleo vegetal, como o de amêndoas doces, o de sementes de uva ou o de abacate, a fim de evitar irritações;
7. Antes de aplicá-lo pela primeira vez, faça um teste para verificar se a criança apresenta alguma reação alérgica. Dilua o óleo e aplique uma gota no calcanhar do bebê. Se não houver nenhuma reação, dor ou vermelhidão após 24 horas, não haverá grandes problemas;
8. Não coloque o bebê no Sol após o uso de óleos, pois isso pode causar queimaduras ou diferentes reações;
Óleos seguros para usar em bebês
Nós separamos 6 óleos que são considerados seguros de serem utilizados em bebês. Você pode conferir os detalhes de cada um deles, mas, de forma geral, você não terá grandes problemas ao utilizá-los, como irritações ou complicações respiratórias e como acontece com outros óleos.
Os aromas a seguir devem ser usados conforme a necessidade do bebê e podem ser utilizados tanto em massagem quanto em difusores.
1. Camomila (Matricaria chamomilla ou Chamaemelum nobile)
A camomila é excelente para ajudar crianças que apresentam dificuldade para dormir. Além disso, sua propriedade calmante ajuda-nos a relaxar nos momentos de estresse.
Quando usada em combinação com a lavanda, pode ajudar a aliviar os sintomas da cólica.
2. Limão siciliano - Destilado (Citrus limon)
O óleo de limão siciliano é ótimo para dar aquela elevada no humor e alavancar a energia. Ele é recomendado, principalmente, para o pós-soneca.
Conheça as ervas que curam de acordo com o zodíaco!
O uso do óleo destilado é melhor, uma vez que tem menos chance de causar irritação à pele.
3. Endro (Anethum sowa)
Endro possui propriedades calmantes e, por ser um óleo antiespasmódico, ele ajuda na digestão. Ademais, ele é ideal para aquelas situações em que o bebê comeu rápido ou mais que o habitual, ou apresenta sinais de inchaço, náusea, azia ou arrotos.
4. Eucalipto (Eucalpytus radiata)
O eucalipto é um expectorante natural que pode ajudar a aliviar a congestão respiratória, sendo um dos óleos preferidos para os meses de inverno.
Vale ressaltar que Eucalpytus radiata é uma espécie diferente do eucalipto que é mais comum de ser encontrado, conhecido como Eucalyptus globulus, e que nunca deve ser usado em crianças. Além disso, consulte seu pediatra antes de usar esse óleo para aliviar sintomas respiratórios.
5. Lavanda (Lavandula angustifolia)
A lavanda tem diversas propriedades calmantes e sedativas. O seu óleo, ao ser usado numa massagem, ajuda a relaxar e proporciona o sono. A lavanda pode ser usada também para aliviar a coceira de picada de insetos e para aliviar os sintomas de cólica.
6. Tangerina (Citrus reticulata)
A tangerina é uma ótima opção para bebês que são sensíveis ou não gostam do aroma de lavanda. Ela apresenta os mesmos efeitos calmantes e é uma excelente alternativa para a hora da soneca.
Terapia é um bem necessário. Encontre 10 motivos para fazê-la!
Agora que você conhece mais sobre os óleos que são seguros de serem usados em bebês e as advertências gerais, você pode usufruir dos efeitos e aproveitar uma melhor noite de sono sem o fato de o nenê acordar de cinco em cinco minutos devido à insônia ou à cólica!
A aromaterapia pode não prometer milagres, mas com certeza pode ajudar!
Confira também: