Quíron na casa 10: família e exigência

Quíron é um elemento que simboliza nossas feridas mais profundas e praticamente incuráveis. Quando domina um signo ou casa, aponta as fragilidades de todas as áreas regidas por cada um deles. Apesar de não tão famoso como signo Solar ou Ascendente, ele é de extrema importância em nossa vida.

Tanto que criamos uma série de artigos falando sobre suas interações. Aqui, o foco é Quíron na Casa 10.

A Casa 10 é o lar da nossa carreira, reputação e processos de amadurecimento. Quando Quíron está posicionado nela, traz para a luz as dores da dificuldade em estabelecer um propósito.

Entender essa configuração ajuda a nos conscientizarmos de nossos potenciais e galgar nossos passos a um sucesso que faça sentido para nós.

Siga com leitura para aprender sobre essa associação e seus desafios, bem como conhecer a história de Quíron e sua relevância astrológica, conferir os principais temas da penúltima casa. Comece agora mesmo sua jornada de conhecimento e transformação!

Você encontrará nesse artigo:

Quíron no Mapa Astral

Na Astrologia, Quíron representa as vivências de sofrimento que definem nossa identidade. Nessa dinâmica, ele toca em aspectos muito sensíveis, podendo fazer emergir inúmeros traumas do passado, com os quais precisamos nos conciliar.

Só que, por meio dessa dor, ele também nos oferece a oportunidade de obter equilíbrio e a evolução pessoal. Mesmo que esteja ferido, é usando da empatia – e jamais do ressentimento ou punição – que ele pede que nos conscientizemos de nossas angústias.

Entenda o que a casa 10 significa no Mapa Astral

As dores referentes a Quíron variam a depender do signo e da casa em que está posicionado. As mais frequentes são as feridas espirituais, as feridas de vidas passadas (os “legados” de outras vivências), as feridas físicas e as feridas emocionais e psicológicas.

Ele se comporta como um médico, ajudando a tratar a dor, e como professor, ensinando-nos que, se não nos prestarmos minuciosa atenção a ela, os danos poderão ser irreversíveis. Então é mandatório acessar essa ferida, para entender como tratá-la e curá-la, permitindo que ela cicatrize corretamente.

O conto de Quíron

Quíron, ora considerado asteroide, ora cometa, pertence à classe dos centauros – corpos menores do Sistema Solar com órbita irregular cruzando a órbita dos planetas gigantes.

Foi descoberto em 1977 pelo astrônomo Charles Kowal, e assim foi “batizado” em homenagem a seu homônimo, o centauro mais difundido da mitologia.

Filho da oceânida Filira e do deus Cronos, Quíron foi abandonado pela mãe, pois ela o rejeitava por sua aparência incomum e por ele ter sido fruto de adultério. Também temia que ele revelasse a brutalidade típica dos centauros.

Mas, ao contrário dos seus semelhantes, ele era bondoso e compassivo. Tocados por sua nobreza e civilidade, Apolo e Ártemis o adotaram e lhe transmitiram inúmeros conhecimentos (Filosofia, lei, ética, caça, medicina, entre outros). Quíron tornou-se mentor de diversos heróis, como Peleu, Ajax, Hércules e Esculápio.

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL GRATUITO

É como o “curador ferido” devido a um evento em que foi acidentalmente impactado pela flecha de Apolo, envenenada com o sangue da Hidra de Lerna. O veneno era incurável, então nenhum dos recursos médicos de Quíron podia curá-lo. Por ser imortal, ele carregou essa ferida avassaladora por muitos anos.

A dor era tão excruciante que ele esperava morrer um dia, mesmo sabendo que isso era impossível. A chance de encontrar alívio se cruzou com a história de Prometeu, condenado pelos deuses por roubar seu fogo (conhecimento) e dar à humanidade.

Hércules, solidário a Prometeu, pediu que Zeus extinguisse o castigo. Mas foi avisado de que só poderia salvar o titã se desse sua vida em troca. Ao ouvir isso, Quíron ofereceu a própria imortalidade, salvando não só os dois, como também se libertado da própria dor.

Esse ato nobre de Quíron – o único imortal a dar a própria vida pelo bem alheio – levou Zeus a homenageá-lo, colocando-o no céu como a constelação de Centauro (em certas fontes, Sagitário).

A Casa 10 na Astrologia

Essa é uma das quatro casas angulares – aquelas que representam os alicerces de nossa individualidade. Ela rege o momento em que nos damos conta do nosso papel social e da responsabilidade por nossas ações.

É a casa onde definimos nossos propósitos e aspirações. Indica o modo como estabelecemos metas e buscamos conquistar legitimação e sucesso. O propósito aqui não diz respeito apenas a carreira, mas com tudo que traga realização social.

Em sua cúspide, situa-se Meio do Céu, o ponto mais alto do Mapa. Esse ângulo aponta os nossos desejos e tendências de carreira e a forma como nossa imagem pública é construída e transmitida.

Conhece o Meio do Céu? Aprenda sobre o significado no Mapa Astral

Está ligada às Casas 2 (dinheiro) e 6 (rotina), já que todas versam sobre trabalho, cada uma a seu modo. Juntas, elas proporcionam uma análise completa sobre a nossa relação com o trabalho: a prosperidade e o sustento + a eficiência e a disciplina + o propósito e a realização.

Na Casa 10, também entendemos a nossa relação com hierarquia, a probabilidade de promoção e ascensão a cargos mais robustos e de maior confiança, além da nossa sede por poder.

O que significa Quíron na Casa 10?

Mulher sentada sozinha e triste em uma escada

Na Casa 10, Quíron expõe o sacrifício e a abnegação em nome do outro, como um propósito maior, porém nos deixando de lado. Isso pode tocar em feridas relativas às próprias habilidades, ambições e relação com o sucesso.

Pode ser que, na infância, a pessoa com esse posicionamento tenha tido pais muito bem-sucedidos e que, por isso, cobravam dela muito além da conta, mostrando-se insatisfeitos ou minimizando suas conquistas. Na vida adulta, ou tenta fugir da comparação (seguindo outro caminho), ou se sente diminuída e incapaz.

Ou pode também ser o contrário: ela pode ter uma ambição profissional elevada, por ter vivenciado o fracasso dos pais, ou a ausência deles ou do seu apoio. Pela natureza abnegada de Quíron, pode pender para ajudar pessoas na mesma situação, apoiando-as na missão de serem bem-sucedidas.

Esse é um posicionamento que pode trazer um sofrimento na carreira: pode sentir que não é apoiada o suficiente, ou então ser aparentemente exitosa no trabalho, mas em seu íntimo sente que não é realizada, o que gera infelicidade e angústia.

Quíron na décima casa revela frustração na trajetória profissional, denotando a sensação de que essa pessoa pode mais do que se propõe, mas se sente inferior e insegura para se mostrar. Também indica problemas com figuras de autoridade e hierarquias.

Como o Meio do Céu está posicionado opostamente ao Fundo do Céu (que lida com a ancestralidade), não é incomum que as energias quirônicas afetem as relações com os pais (ainda mais do que o normal) e também, por tabela, a relação Ascendente/Descendente.

Nas questões físicas, o curandeiro Quíron pede cuidados com joelho, pele e vesícula biliar.

Quais são os desafios desse posicionamento?

Mesmo que Quíron ainda não seja tão popular na Astrologia, ele tem uma riqueza singular quando se trata de autoconhecimento, cura e perdão. Isso porque ele usa da empatia e da nobreza para lidar com as nossas feridas tão dolorosas.

Aqui ele busca o equilíbrio pedindo que nos atentemos ao fato de que propósitos são construídos aos poucos, à medida que vamos nos conhecendo melhor e nos conectando com nossa própria essência. Portanto, é fundamental fazer esse exercício de autoconhecimento.

Outra coisa que ele nos pede, em qualquer posicionamento, é que acolhamos nossas feridas, mas não deixemos que elas nos paralisem. Ele clama por um olhar generoso, mas com foco em cuidar da alma e cessar o sofrimento, buscando no compartilhamento e na identificação com o outro um caminho de cura.

Cultivar a autoestima também é vital, para, assim, recuperar a autoconfiança e a coragem para seguir adiante, apesar das dificuldades e de toda a dor.

Ajudar outras pessoas na mesma situação é a marca de Quíron, e é terapêutico porque humaniza a pessoa que está em sofrimento e ajuda a exercitarmos o olhar sem julgamentos.

Com Quíron aqui posicionado, sai de cena o desejo de sucesso próprio e entra o êxito compartilhado – “sozinhos vamos rápido; mas, juntos, chegamos longe”. Nessa jornada, é bem capaz de encontrar alívio e acolhimento em quem a gente acolhe.

Outra coisa importante é se conscientizar de que o fracasso faz parte da vida, sendo, talvez até, uma das muitas peças cruciais do nosso quebra-cabeça da vida. Aliás, o fracasso é didático, pois aprendemos com os erros.

Então, podemos ensinar por meio deles também – ativando o modo mentor de Quíron. Dividir as experiências de insucesso pode trazer grandes ensinamentos para nós e para quem aconselhamos.

Confira nosso canal do Whatsapp para receber as notícias do seu Signo

Ajuda psicológica é a praxe tratando-se de Quíron, porque ele reacende nossos traumas quando traz as dores do passado. Cuidar do corpo e da mente também: seguir uma dieta saudável, dormir bem, beber bastante água, praticar atividades e hobbies e manter uma rotina saudável e disciplinada.

Uma filosofia que se encaixa perfeitamente aqui é o Ikigai, oriunda do Japão. Ela tem absolutamente tudo a ver com a Casa 10, já que significa “a razão pela qual acordamos todos os dias”. Essa ferramenta ajuda a construirmos nossa missão, fala de propósito e motivação.

Quíron em nós evoca a solidariedade e o compartilhamento da dor com o outro, em busca de uma cura conjunta, levando-nos a um bem maior. Suas feridas podem até ser as mais doloridas e profundas que venhamos a experimentar.

Mas a abordagem que ele traz para a cura é excepcional. Ele nos solicita acolhimento e entendimento da angústia como algo que devemos encarar com generosidade, mas que precisamos encerrar na vida, para termos o merecido descanso.

Se você percebeu que tem muitas das características que abordamos aqui, é bem provável que Quíron esteja posicionado na sua décima casa.

Para confirmar (ou corrigir), faça aqui no site o seu Mapa Astral completo e se surpreenda e se encante com todas as revelações que a Astrologia pode trazer para a sua vida, orientando e aprimorando você na sua jornada de autoconhecimento.

Confira também: