Quíron na casa 9: filosofia de vida e caminhos

Quíron na Casa 9 é um dos possíveis posicionamentos presentes no Mapa Astral de uma pessoa. Não é um elemento tão falado quanto o signo solar ou o Ascendente, mas tem uma importância enorme em nossas vidas. Isso porque ele nos ajuda a curar as nossas feridas e vulnerabilidades mais profundas.

Você encontrará nesse artigo:

A Casa 9 está relacionada à Filosofia, a religião e as viagens longas. Quando está posicionado sobre ela, Quíron projeta suas dores na área da religiosidade e nas crenças coletivas. Decifrar esse posicionamento nos ajuda a curar nossa fé, nossa visão de mundo.

Então, continue lendo, pois aqui iremos explicar mais sobre essa associação e tudo que está ligado a ela: a história de Quíron e o que ele simboliza na Astrologia, as áreas tocadas pela nona, bem como os desafios que devemos transpor para encontrarmos a cura verdadeira. Vem com a gente!

Quíron no Mapa Astral

Na Astrologia, Quíron reflete as experiências de sofrimento que estruturam nossa identidade. Nesse processo, acaba mexendo com questões extremamente sensíveis, podendo trazer à tona vários traumas do passado, com os quais precisamos fazer as pazes.

Mas, por meio dessa dor, proporciona a possibilidade de alcançarmos o equilíbrio e a evolução pessoal. Ainda que esteja ferido, ele nos pede empatia, atenção e um olhar generoso sobre nós mesmos e nossas angústias.

Ursinho de pelúcia com curativo. Conceito de traumas.

As dores ligadas a Quíron variam conforme o signo e a casa em que ele se posiciona. As mais frequentes são as feridas espirituais, as feridas de vidas passadas (aquelas “herdadas” de outras vivências), as feridas físicas e as emocionais e psicológicas.

Ele age como um médico, ajudando a tratar a dor, e como professor, ensinando-nos que, se não nos atentarmos a ela, os danos serão muito maiores. Então, a gente tem que acessar essa ferida, sim, e buscar um meio de saná-la e evitar que ela deixe sequelas intratáveis.

O conto de Quíron

Quíron é um corpo celeste da classe dos centauros – corpos menores do Sistema Solar com órbita irregular cruzando a órbita dos planetas gigantes. Descoberto em 1977 pelo astrônomo Charles Kowal, recebeu esse nome graças a seu homônimo, o centauro mais ilustre da mitologia.

Filho da oceânida Filira e do deus Cronos, Quíron foi rejeitado pela mãe, que tinha vergonha de sua aparência (metade homem, metade cavalo) e medo de que ele virasse um ser violento. Então abandonou-o na base do Monte Pélion.
Porém, diferentemente dos outros centauros, era gentil e civilizado. Sensibilizados por sua natureza compassiva, Apolo e Ártemis o adotaram e lhe transmitiram inúmeros conhecimentos (poesia, ética, profecia, caça, medicina...). Quíron tornou-se mentor de diversos heróis, como Hércules, Jasão Ajax e Peleu.

Ele é tido como o “curador ferido” porque, em uma ocasião, havia sido acidentalmente alvejado pela flecha de Apolo, envenenada com o sangue da Hidra de Lerna. O veneno era incurável, então nenhum dos medicamentos de Quíron era capaz de curá-lo. Como ele era imortal, essa ferida seguiu aberta e dolorosa por muitos anos.

Surpreenda-se com o simbolismo do signo de Sagitário

Tamanha era a dor que ele esperava morrer um dia, o que era impossível. A chance de encontrar o refrigério veio com a história de Prometeu, sentenciado à tortura eterna, por roubar o fogo dos deuses.

Hércules, em solidariedade a Prometeu, pediu a Zeus que o castigo fosse extinto. Mas foi informado de que, para salvar o titã, teria que dar a sua vida em troca. Ao saber disso, Quíron ofereceu a própria imortalidade, salvando não só os dois, mas também se livrando da dor.

A nobreza e empatia de Quíron – o único imortal a dar a própria vida pelo bem alheio – levaram Zeus a honrá-lo, colocando-o no céu como a constelação de Centauro (em algumas fontes, Sagitário).

A Casa 9 na Astrologia

Uma das quatro casas cadentes – que distribuem e reordenam as energias geradas e concentradas nas outras casas –, aqui é o lar da expansão da mente e da ampliação dos horizontes. Está ligada à religião/espiritualidade, metafísica, pesquisas, ensino superior e viagens longas.

O conhecimento aqui tem como objetivo investigar, questionar, obter respostas e significados, além de estruturar o pensamento crítico.

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL GRATUITO

Em relação às viagens longas, abrange tanto o aspecto físico quanto o espiritual. E também fala da profunda imersão que fazemos para dentro de nós, guiando-nos através da nossa jornada de evolução.

Dessa forma, rege experiências que nos levam por um caminho de crescimento pessoal e desenvolvimento – por exemplo, uma viagem em busca de aquisição cultural ou de especialização acadêmica, ou mesmo para aprimoramento espiritual.

Conceito de crescimento pessoal.

É aqui que calculamos todas as possibilidades e perspectivas de vida: o que podemos fazer para nos tornarmos a nossa melhor versão? E quanto chão ainda temos para isso?

Por tratar da aquisição de conhecimento, do ensino superior e da ampliação de horizontes, a Casa 9 também acolhe os mestres, gurus, professores, orientadores e todos aqueles que nos guiam para o crescimento pessoal.

O que significa Quíron na Casa 9?

Na Casa 9, Quíron expõe as dores relativas à fé, espiritualidade, religião e aos nossos esforços em ampliarmos nossos horizontes intelectuais.

Gera conflito entre os valores ideológicos “herdados” e aqueles assimilados ao longo da vida. Essa experiência pode ser a perda de uma crença (por exemplo, em Deus) ou a aquisição de uma religião distinta daquela na qual essa pessoa foi educada.

Esse embate também inclui as percepções filosóficas, espirituais e a tríade justiça-ética-moral. Pode ter gerado preconceito e rejeição por parte dos pais, provocando bloqueio e angústia e fragilizando suas próprias convicções.

Então, as dores emocionais acarretam pessimismo e falta de autoconfiança. Pode até haver uma tendência ao fanatismo religioso, para tentar curar essa ferida causada em família.

O curador ferido entra aqui com o desejo de oferecer aquilo que não teve. Isso pode ser bom ou ruim. Por exemplo, se ela tiver filhos, pode querer proporcionar-lhes o acesso ao ensino superior (quando ela não teve) ou a um curso que ela desejou fazer e não pôde.

Entenda a influência do signo de Peixes em Quíron

Aí, pode forçá-los a seguir a carreira dos sonhos dela, achando que está fazendo um bem e tentando fechar a ferida dela num espaço onde essa dor não existe. Talvez por não querer vê-los sofrer nem resgatar os traumas do passado.

A Casa 9 é o abrigo dos mestres, então tem uma fortíssima identificação com Quíron, que era mentor, guardião e um pai adotivo para os deuses. Sendo assim, essa pessoa pode se tornar uma grande conselheira.

A ferida nesse caso pode ser o fato de ela orientar os outros a lutarem por seus objetivos, preparando-os com dedicação, porém secretamente alimentando o desejo de também encontrar seu lugar ao sol.

Nas questões físicas, o médico Quíron pede cuidado com a saúde do fígado, perna (especialmente fêmur e coxas) e quadris.

Quais são os desafios desse posicionamento?

Embora Quíron não seja uma unanimidade na Astrologia, ele é essencial não só para o nosso autoconhecimento, como também para a nossa virada de chave em busca de uma vida equilibrada e curada. Faz isso com nobreza, ainda que lide com feridas excruciantes.

Na Casa 9, ele traz o desafio de buscar reavaliar os próprios sentimentos em relação às ideologias que aprendeu. Também é preciso adquirir maturidade para entender que suas convicções devem ser respeitadas, devendo também respeitar a fé alheia (sobretudo de quem lhe transmitiu grande parte dela).

Sobre o sentimento de rejeição experienciado em família, é preciso aprender a lidar com os gatilhos que porventura surjam na vida adulta – sobretudo aqueles que provoquem a sensação de que está sendo preterida ou mal acolhida.

Deve parar de vincular o presente aos traumas do passado, evitando transformar a dor em um eco que ressoa mesmo depois de não estar mais sendo causada. Para isso, a psicoterapia é uma ajuda preciosa.

Mas também entra o poder da fé, o encontro com a harmonia em algum tempo sagrado que faça sentido para a sua espiritualidade. Para tal, vale a pena até mesmo buscar um lugar em que haja pessoas com ideias e filosofias em comum, para uma troca saudável, para buscar conforto – do tipo “Eu não estou só”.

Jovens reunidos sentados e cantando louvores.

Essa pessoa deve usar seus dons de aconselhamento e orientação para acolher aqueles que passam pela mesma experiência de conflitos entre dogmas ensinados e adquiridos. Vale usar a experiência própria para se colocar no lugar do outro e guiá-lo numa jornada de autoaceitação e mais-valia. Quem sabe, assim, também não enxerga isso em si?

Também é sempre bom reforçar a ideia de cuidar do corpo físico. É ele quem carrega não só os nossos órgãos, como também nossas emoções e nosso espírito. Sendo assim, nutrir a matéria e zelar por ela é cuidar do espiritual também. Alimentação boa, sono de qualidade, beber água o suficiente, atividade física... esse é o combo para fazer jus ao ditado “mente sã, corpo são”.

Faça uso de aromas para a cura e superação dos traumas

Quíron é sinônimo de empatia, abnegação, diretriz e sacrifício em nome do bem maior. É aquele que, mesmo dilacerado, encontra forças para que o outro obtenha o refrigério do corpo e da alma. Ele compartilha a cura, e assim também consegue se curar. Sua maior lição é olhar com generosidade para as nossas dores e, mesmo que as coloquemos em evidência (o que vai fazer doer profundamente), ele não quer nos punir. Ele quer que façamos as pazes com nosso passado e nossas angústias.

Se você se identificou com as dores e os desafios expostos aqui, é possível que tenha Quíron em sua Casa 9. Se quiser descobrir, faça seu Mapa Astral aqui no site do Horóscopo Virtual e trilhe sua jornada para uma cura empática e compassiva. Aproveite para descobrir todas as outras configurações que trazem importantes revelações sobre sua personalidade.

Confira também: