Em alguns momentos da vida enfrentamos dificuldades e acabamos nos autosabotando. Nos relacionamentos amorosos este comportamento é ainda mais comum e frequente. Por querer ter o controle da situação, a tendência é que as pessoas adotem comportamentos um tanto diferentes dos seus hábitos.
É a partir destas reações incomuns e extremas que, muitas vezes, acabamos sufocando as outras pessoas envolvidas e tomando atitudes premeditadas e até mesmo compulsivas. Você já parou para pensar que os problemas que você tem enfrentado no seu relacionamento podem não ser culpa do seu parceiro, e sim culpa das suas próprias escolhas e comportamentos?
Pensando nessa pergunta que deve ter assombrado 9 entre 10 pessoas, listamos aqui alguns fatores que poderão te ajudar a perceber se você está sabotando a si mesma. Leia com calma e analise cada momento da sua vida. Estes itens vão te ajudar a identificar e redobrar a atenção antes de decidir por um comportamento.
Se identificar um ou mais em seu perfil redobre sua atenção e tente se envolver da maneira mais pura possível, e sem se prejudicar.
Você se sente insegura
A insegurança é, sem dúvida, um dos grandes males da personalidade moderna. Por nos cobrarmos demais e tentarmos buscar a perfeição a todo momento, costumamos nos sentir extremamente inseguros quando nos encontramos frente a situações onde não temos 100% do controle.
A vulnerabilidade e as incertezas acabam gerando este tipo de sentimento. Para reverter a situação é preciso pensar em tudo de negativo que pode acontecer se você simplesmente não for sincera, verdadeira e dedicada naquilo que realmente acredita e deseja.
Você se anula pelo bem-estar do parceiro
Você toma para si todas as responsabilidades do relacionamento e, mais do que isso, vive única e exclusivamente em função do seu parceiro. Este é outro erro muito comum cometido por um grande número de mulheres. Para manter um relacionamento saudável e torná-lo firme e duradouro é preciso que as vidas envolvidas tenham seu grau de individualidade.
Manter hábitos, priorizar gostos e envolver seus amigos e interesses na vida conjugal é essencial para manter a admiração pelo parceiro.
O excesso de cobranças
Querer saber onde o parceiro está 24 horas por dia nada mais é do que um comportamento totalmente sabotador. Aquela que não se sente segura na ausência do companheiro não consegue ter uma vida feliz e satisfeita.
O monitoramento e o excesso de perguntas e cobranças, sem dúvida, é extremamente incômodo e pode gerar grandes problemas. Afinal, ninguém se sente à vontade monitorado 24 horas por dia, não é mesmo?
Discussões e críticas fora de hora
Algumas pessoas têm o prazer de criticar o parceiro pelo simples fato de se sentir autoridade frente a situação. Mas é a partir de críticas destrutivas, conflitos desnecessários e discussões por pequenas coisas que os relacionamentos se tornam desprazerosos.
Como ninguém gosta de viver constantemente em situações desagradáveis é a partir destes comportamentos que a confiança e a intimidade começam a ruir e, assim, a tendência é o afastamento e até mesmo o fim do relacionamento.
Tentar mudar a outra pessoa
Existem pessoas que acreditam que é possível mudar os outros. Mas você já parou para pensar que existem indivíduos que não querem mudar e que você se relacionou com a pessoa pelo o que ela é e não pelo que você gostaria que ela fosse?
Aceitar o outro como ele é realmente não é uma tarefa nada fácil, mas pense como isso pode ser extremamente fascinante e encantador, principalmente pelo ponto de vista de novas descobertas e de aprendizados inusitados.
Artigo escrito por Tatiane Silva de Paula da Equipe Horóscopo Virtual.