Se você está em busca de um substituto para o açúcar rico em diversos nutrientes para ajudar no seu processo de emagrecimento e, de quebra, tratar outras enfermidades, conheça o agave e se surpreenda com a quantidade de benefícios proporcionados por ele, bem como seus significados na espiritualidade.
O agave é uma planta tropical que tem sido usada como alimento e remédio por milhares de anos. As folhas desta planta têm alta concentração de açúcar, o que as torna úteis como alimento e bebida, especialmente em climas quentes, como o do México.
Além disso, existem outras razões pelas quais as pessoas gostam de usar plantas agave como parte de sua dieta: são nutritivas, ricas em fibras, baixas em gordura e ricas em colesterol (embora seja importante frisar que algumas variedades da planta agave podem ser prejudiciais), ricas em vitamina C e antioxidantes.
O que você encontrará neste artigo:
Este artigo vai discutir o que é o agave, como ele pode ajudar a perder peso e muito mais.
O que é agave?
O agave é uma suculenta que pode crescer até cerca de 3 metros de altura. Pertence à família das Asparagaceae e possui cerca de 100 espécies diferentes. Suas folhas são simples, em forma de roseta, e produzem grandes quantidades de néctar. O uso mais comum para esta planta é na produção de tequila; entretanto ela também tem sido utilizada em remédios fitoterápicos e como fonte de fibras para a fabricação de roupas.
O agave é nativo do México e da América Central, mas pode ser encontrado em muitas outras partes do mundo, incluindo Brasil, Estados Unidos e Austrália. Ele cresce no meio selvagem e também é conhecido como a "planta do século", porque pode viver por mais de 100 anos!
As flores do agave florescem durante o inverno até o início da primavera, quando as temperaturas são mais frescas e há mais precipitação disponível; isto as ajuda a produzir muitos frutos e flores que fornecem néctar para polinizadores como abelhas, beija-flores e borboletas.
Propriedades da agave
É conhecido por ter algumas propriedades medicinais bastante fortes, devido à sua alta concentração de vitaminas e minerais, que ajudam o corpo a se manter forte e saudável.
A planta de agave é rica em água, cálcio e proteínas. Ela também contém vitaminas do tipo A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), C, E e K. A planta ainda contém vários minerais, como potássio, magnésio e ferro, essenciais para a boa saúde.
Tipos de agave
Agave americana ou agave americana invasora: É uma espécie de planta florífera da família das asparagaceae, nativa do sul do México, além de Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica. É considerada planta invasora no território brasileiro. Para que serve agave americana? Como usar agave americana? É utilizada como planta ornamental ou para o cultivo do bonsai.
Esses agaves são adaptados a climas áridos, por terem folhas que são tipicamente de vida muito longa, em comparação a outras suculentas, como cactos e outras agaves. Eles também têm paredes celulares espessas de polissacarídeos, que lhes permitem sobreviver a condições de seca sem morrer (embora algumas espécies possam desenvolver deformidades). E como cuidar da planta agave americana? Confira alguns tópicos abaixo!
Agave azul ou agave tequilana: O agave azul, também conhecido como tequilana, é uma planta nativa do México cultivada para extração de seu néctar. É utilizado na produção de tequila, mezcal, pulque e outras bebidas alcoólicas. Os agaves azuis são cultivados em grandes plantações e podem levar até seis anos para atingir a maturidade plena.
Conheça a planta que representa seu signo
A cor azul dessa planta vem das antocianinas, um tipo de pigmento flavonoide encontrado em plantas como espinafre e mirtilos, que confere ao agave essa coloração, bem como suas propriedades antioxidantes (que protegem contra os danos causados pelos radicais livres).
Agave palito: O agave palito é uma espécie do gênero agave. Mas qual a região que floresce o agave? É nativo da América do Sul, onde cresce em climas desérticos. A planta tem folhas pequenas e inflorescências vermelhas.
O agave palito é extremamente raro, porque existem apenas três locais conhecidos com as condições ideais de habitat para esta planta: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e a província mais ao sul da Argentina, Província de Chubut.
Agave dragão: O dragão agave é uma espécie de agave nativa do México. É uma planta grande e suculenta com uma roseta de folhas verde-azuladas de até 1 metro de comprimento e 30 centímetros de largura. As flores são brancas ou rosadas, geralmente encontradas em cachos no final de ramos que surgem da base de outros ramos (caules). As flores podem ter até 8 centímetros de largura; elas florescem de março a maio.
O agave dragão produz estruturas semelhantes a cactos conhecidos como “cântaros”, que guardam a totalidade ou parte de suas sementes quando maduras; isto permite que elas sobrevivam aos períodos de seca enquanto também dispersam suas sementes por correntes de vento ao longo do tempo.
Para que serve o agave?
O agave é usado há mais de 8.000 anos para muitos fins, inclusive na alimentação e na medicina. Suas folhas são comestíveis cruas ou cozidas; também são utilizadas na fabricação de bebidas como pulque (suco de agave fermentado), tequila, mezcal, mezcalina e tequila blanco (ou plata), porque suas folhas contêm uma enzima chamada alfa-glucoamilase, que decompõe os amidos em açúcares simples, como frutose e glicose. Esse processo ajuda na fermentação, dando à levedura algo para digerir.
A agave americana (ou, como também é conhecida, agave americana variegata) é bastante popular como planta de uso ornamental e também para uso medicinal. O xarope de agave geralmente é produzido a partir do néctar da planta e pode ser utilizado para consumo de diversas formas, pois se assemelha muito ao mel.
Na medicina, a planta é conhecida por sua ação diurética, detox e anti-inflamatória. Os agaves também têm demonstrado tratar pedras nos rins e cálculos biliares. As folhas da planta são fervidas em um extrato que pode ser tomado por via oral ou utilizado como solução tópica.
Também é bastante utilizado na fabricação de cosméticos e sabonetes devido à sua alta concentração de açúcar (cerca de 20%), o que facilita sua dissolução em óleos e outras substâncias sem necessidade de etapas adicionais de processamento, como filtração ou centrifugação.
Qual é o significado do agave?
A planta agave representa o amor, a amizade e felicidade. Ela representa a unidade entre o povo e Deus. O agave ainda simboliza a beleza, a fertilidade e a gratidão.
Também é considerada uma planta sagrada por muitas religiões ao redor do mundo, incluindo o cristianismo, o islamismo e o judaísmo.
A agave na espiritualidade
Mas qual é o significado do agave na espiritualidade? A planta agave é um símbolo muito sagrado na umbanda. Nessa religião de matriz africana, há orixás que representam diferentes aspectos da vida. Desde o nascimento até a morte, acredita-se que todas as coisas devem passar por seu próprio ciclo antes de se tornarem algo diferente — e assim é também com os humanos. Acredita-se que a cada ano devemos voltar à nossa origem para que possamos aprender mais sobre nós mesmos e crescer em nosso máximo potencial.
A planta agave representa este ciclo de vida; suas novas folhas brotam anualmente enquanto suas raízes permanecem adormecidas até a primavera, quando ficam prontas novamente para outro ciclo de crescimento. Nesta época, a cada ano, você pode ver uma abundância de folhas verdes que aparecem no topo ao lado de flores vermelhas, que indicam novos começos ou renascimentos tanto para as plantas como para nós. Enfim, esses são os benefícios do agave na espiritualidade.
O agave na saúde
E qual é o significado do agave na saúde? O agave é uma planta que tem muitos benefícios para o nosso organismo. Esta planta possui vários nutrientes, vitaminas e minerais que podem ajudar a combater doenças ou evitar que elas ocorram. O xarope de agave é a forma mais efetiva de obter esses nutrientes. Confira quais são os benefícios do agave na saúde!
1. Combate à obesidade: As altas doses de frutose e inulina presentes no xarope de agave inibem a fome por mais tempo, ajudando a reduzir os níveis de glicogênio. Isto proporciona uma redução do acúmulo de gordura no organismo.
2. Previne o diabetes: Os frutanos, como a frutose e a inulina, encontrados no agave, ajudam a reduzir o risco de desenvolver diabetes do tipo 2. Também pode ajudar a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol.
3. Previne doenças cardíacas: A fibras antioxidantes encontradas no agave reduzem a pressão arterial e os níveis de colesterol, diminuindo as chances de ataques cardíacos e derrames, assegurando que seus vasos sanguíneos permaneçam saudáveis.
Desvende a influência da Lua sobre as plantas
4. Protege o fígado: Os antioxidantes ainda podem ajudar a remover as toxinas do corpo. Isso evita danos ao fígado e o mantém saudável.
6. Previne a prisão de ventre: As fibras promovem, ainda, o aumento de probióticos no intestino e ajudam a prevenir a constipação, elevando os movimentos intestinais e reduzindo o inchaço.
7. Melhora a saúde dos ossos: Pode ajudar a prevenir a osteoporose e outras doenças ósseas por meio do fortalecimento dos ossos. Também ajuda a aumentar a absorção de cálcio para que seu corpo obtenha uma dose saudável de cálcio toda vez que você o come.
8. Protege contra o câncer: O agave contém um alcaloide chamado saponina, que pode impedir o crescimento de células cancerígenas, impedindo o aparecimento de tumores ou sua propagação.
9. É boa para sua pele: A fibra encontrada no agave pode ajudar a prevenir a acne, limpando os poros.
Agave onde e como usar
O agave é uma planta utilizada há muitos anos para fazer tequila e outros tipos de bebidas alcoólicas. Mas você também pode fazer um chá com suas folhas, fazer suco com o néctar ou até mesmo secar as folhas e triturá-las.
O chá das folhas é usado principalmente para tratar doenças do sistema digestivo. O suco fresco das folhas também é benéfico e, por sua vez, tem ação na cicatrização de feridas e redução de inchaços.
Recomenda-se beber apenas 1 colher por dia, seja do suco ou do chá, pois o excesso de consumo pode trazer complicações.
O xarope de agave também pode ser usado como substituto do açúcar para adoçar sucos, vitaminas, iogurtes e até na preparação de bolos e pães.
Pode ser facilmente encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais e se assemelha bastante ao mel. É importante saber escolher os melhores tipos, que são os menos processados, geralmente encontrados como as versões “cruas” da planta. Aqueles mais processados e refinados devem ser evitados, por conterem menos antioxidantes, fibras e minerais.
Lembrando que o agave deve ser consumido em pequenas quantidades, pois não deixa de ser um tipo de açúcar.
Contraindicações e efeitos colaterais da agave
O uso do agave é seguro para a maioria das pessoas, porém há algumas restrições:
- Não use agave se estiver grávida ou amamentando;
- Não utilize o agave se você for alérgico a algum de seus ingredientes ou alérgico a látex;
- Evite usar esta planta se você tiver um distúrbio hemorrágico, pois ela pode causar sangramento. Por exemplo, sangramento das gengivas e sangramentos nasais. O mesmo se aplica para aqueles que foram operados devido a condições cardíacas (tais como batimentos cardíacos irregulares).
Efeitos colaterais da planta de agave
O xarope de agave, quando consumido em excesso, pode causar problemas de acúmulo de gordura no fígado e colesterol alto, pois, apesar de seu baixo índice glicêmico, é rico em frutose, um tipo de açúcar.
Portanto, pessoas que já sofrem com diabetes também devem usar com moderação e somente mediante indicação de um profissional da saúde.
Como plantar e cuidar da agave
As plantas agaves podem ser cultivadas em muitos climas diferentes e, já que não são plantas nativas do nosso país, tendem a se adaptar ao clima daqui. Mas, afinal, em qual região que floresce o agave?
O agave é uma planta suculenta nativa do México e da América Central, o que significa que pode tolerar condições secas. Ela também tolera sombra parcial, mas se desenvolve melhor em pleno Sol. Seu solo deve ser bem drenado, mas não excessivamente arenoso. Acrescente um pouco de matéria orgânica, se possível, para alcançar esse equilíbrio.
Conheça a planta que representa seu signo
Você precisará fornecer água regularmente durante a estação de crescimento, mas não regue sua planta em excesso. Se você vive em algum lugar onde faz muito calor, poderá pular a rega uma vez a cada duas semanas ou mais durante os meses de verão, quando as temperaturas estão altas, assim você não queima as raízes de suas plantas.
Se está procurando como fazer muda de agave americana ou qualquer outra muda de agave, fique sabendo que é um processo muito simples, pois basta remover as plantas “filhotes” que crescem perto da planta mãe ou esperar até que elas caiam sozinhas, seguindo o processo natural da planta. Após isso, deposite-as em outro solo ou vaso.
Mitos e verdades sobre a agave
Agave americana é venenosa - verdade
A agave americana é uma planta com seiva venenosa que pode ser nociva principalmente para animais. Para humanos, se seu uso for indiscriminado ou tiver contato direto com a seiva, podem ocorrer complicações. A seiva é retirada durante o processo de fabricação de bebidas e xaropes. O mesmo acontece quando fervemos as folhas da planta para fazer o chá. Entretanto, não se deve exagerar na quantidade de folhas usadas para fazer o chá de agave, e o ideal é seguir uma receita de fontes confiáveis ou do profissional da saúde que o acompanha. Mantenha animais de estimação longe da planta para evitar acidentes.
Agave dragão é venenosa - verdade
Semelhante ao agave americana, o agave dragão também possui seiva venenosa, que, em caso de ingestão, pode causar efeitos negativos em nosso organismo. Também mantenha animais de estimação longe da planta, pois os efeitos tendem a ser piores neles.
Agave é mais saudável que o mel - verdade
Ele ganha do mel em nutrientes, mas as calorias são bem similares às do mel. Ainda assim, a carga glicêmica é menor, pois demora mais para ocorrerem as reações e o açúcar entrar nas células. Além disso, é uma opção totalmente vegana.
Algumas curiosidades sobre a planta
Agaves também são cultivadas apenas para fins ornamentais, em jardins. O agave americana roxa, por exemplo, é bastante utilizada para essa finalidade, pois suas extremidades arroxeadas trazem beleza e elegância para o jardim.
Algumas espécies de agave americana têm flores amarelas, enquanto outras podem ser azuis ou castanhas, mas a mais comum mesmo é o agave americana flor amarela.
As plantas de agave podem viver até 100 anos de idade, mas a maioria morre antes desta idade porque são cortadas pelo homem ou destruídas pelo fogo ou por doenças.
Algumas pessoas acreditam que a tequila é feita de cactos, sendo que, na verdade, não é. Em vez disso, este licor vem da planta de agave azul, que cresce em climas quentes como o México, onde a produção de tequila ocorre.
O agave é cultivado desde os tempos pré-colombianos como parte importante da cultura mesoamericana, para seu uso na produção de bebidas alcoólicas, como tequila e mescal.
Agora que você sabe tudo sobre o agave, o que achou da planta? Teria ela em casa para fins ornamentais, medicinais ou para produzir uma boa tequila, mesmo?
Reunimos aqui as principais informações encontradas sobre a planta, conhecida por ser uma ótima substituta do açúcar. Para saber mais sobre as outras plantas que compõem o Oráculo Floral e se informar sobre os benefícios que elas trazem à nossa saúde, bem como sua representatividade na espiritualidade, é só clicar no link abaixo!
Confira também: