Se você sofre com artrite ou artrose ou conhece alguém que sente dores nas articulações, possivelmente ouviu falar sobre a canela-de-velho, nome popular da planta Miconia albicans, comumente usada para combater inflamações, entre outros usos.
Conheça tudo sobre essa planta, inclusive no aspecto espiritual, entendendo se há contraindicações, quais são suas propriedades, seus benefícios, entre outras características importantes.
Saiba mais sobre a canela-de-velho:
O que é canela-de-velho?
Canela-de-velho é o nome popular da árvore arbustiva Miconia albicans, de caule fino e folhas ovaladas cruzadas, brilhantes e verdes.
Também conhecida como quaresmeira-de-flor-branca, é prima das outras quaresmeiras, que têm flores rosas e roxas. Possui hastes florais de tom avermelhado, flores pequenas na cor branca, ou amareladas, e frutos pequenos redondos. Ela pode atingir até 2,5 metros de altura, e sua floração ocorre de setembro a novembro.
A frutificação ocorre entre novembro e março, sendo os frutos dispersados por roedores e formigas, além de ser bastante consumidos por aves e marsupiais.
Atraia prosperidade para a sua vida com o Ritual da Canela
É uma espécie encontrada principalmente em cerrados e savanas, mas também pode ocorrer em vegetação litorânea.
Muito utilizada por nós, seres humanos, para o tratamentos de doenças inflamatórias, como artrose, artrite e outras condições semelhantes, especialmente nas articulações.
Propriedades da canela-de-velho
A canela-de-velho tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antitumorais, hepatoprotetoras, antimutagênicas, antioxidantes, antimicrobianas e também age como tônico digestivo. Apresenta benefícios como redução da dor e inflamação das articulações, purificação do sangue e neutralização dos radicais livres. Os benefícios dessas propriedades podem ser conferidos com mais detalhes nos tópicos a seguir.
Tipos de canela-de-velho
Apesar de só haver um tipo de canela-de-velho, os pelos que cobrem os frutos e as folhas podem variar de cor: branco, ferrugíneo ou marrom. Essa árvore costuma ter até 2,5 metros de altura, produz flores pequenas, com formato parecido com o rabo de um escorpião, e frutos redondos com pelos nas pontas.
A canela-de-velho é endêmica numa longa faixa de terra que vai desde o México ao Paraná, no Sul do Brasil.
Para que serve a canela-de-velho
A canela-de-velho tem muitos usos, mas o mais conhecido é para tratar doenças inflamatórias, especialmente nas articulações, como artrose, artrite, entre outras. Estudos apontam que o chá de canela-de-velho estimula a regeneração das cartilagens que revestem os ossos.
A erva é rica em propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento e ajudam a neutralizar os radicais livres, elimina as toxinas do corpo e auxilia na digestão. Há ainda alguns estudos em relação ao seu efeito na redução da gordura do fígado e dos níveis de açúcar no sangue e sobre a prevenção de alguns tipos de câncer, já que sua ação antioxidante também protege as células contra os danos no DNA, mas não há comprovação científica sobre esses efeitos em nosso organismo.
Entenda como os astros se relacionam com o reino vegetal
Outra linha de pesquisa aponta suas propriedades terapêuticas no tratamento da doença de Chagas, afetando diretamente o Trypanosoma cruzi, agente causador da doença, mas ainda sem comprovação.
Espiritualmente, ela auxilia a reduzir a sensação de cansaço e exaustão, bem como alivia o desconforto de pessoas que estejam se sentindo forçadas a fazer algo.
Qual é o significado da canela-de-velho
O significado da canela-de-velho é de alívio, sobretudo porque ela alivia as juntas e articulações, que costumam ser partes delicadas e sensíveis do nosso corpo, suscetíveis a traumas e inflamações. Por isso é que ela influencia espiritualmente no alívio da sensação de estar sendo “dobrado”.
A canela-de-velho na espiritualidade
Conhecer os benefícios da canela-de-velho na espiritualidade é bastante importante também! Além de ter efeitos positivos para a saúde daqueles que sofrem com dores nas articulações, compreender o significado da canela-de-velho na espiritualidade é importante para receber o que ela traz de positivo também nessa dimensão energética:
1. Diminuição da exaustão
A sensação de cansaço e desgaste é uma das que mais afetam pessoas que sofrem com problemas de articulação, e a canela-de-velho reduz o cansaço espiritual também.
2. Reduz o desconforto de ser “dobrado”
Sabe quando somos obrigados a fazer alguma coisa e nos sentimos “dobrados”, indo contra a nossa vontade? A canela-de-velho também combate e reduz essa sensação.
3. Combate o desgaste espiritual
Ideal para aqueles momentos em que nos sentimos insatisfeitos no trabalho, na família, no relacionamento, em tudo, tudo mesmo…
4. Limpar e energizar
Ainda de acordo com a umbanda, a planta tem propriedade energética para limpar, anular, descarregar e curar energeticamente pessoas, objetos e lugares. Inclusive há relatos de pessoas que utilizaram o banho de canela-de-velho para um processo de desobsessão espiritual, que é quando o indivíduo fica sob forte influência de um espírito obsessor e energicamente ligado a ele, ocasionando males físicos, emocionais e mentais.
O banho com a erva, por sua vez, ajuda a romper essa ligação, anulando a influência negativa e limpando o campo astral da pessoa. Pode ainda ser utilizada na limpeza de ambientes ou objetos, passando a própria água do banho por toda a superfície que se deseja limpar energeticamente e/ou utilizar as folhas secas e trituradas para defumações.
A canela-de-velho na saúde
A canela-de-velho pode ser a salvação e o alento para quem sofre com dores nas articulações e doenças como artrose e artrite. Por isso, é fundamental conhecer os benefícios da canela-de-velho na saúde. Compreenda o significado da canela-de-velho na saúde ao ver os pontos positivos dela!
1. Desinflama articulações
Joelhos, cotovelos, dedos… não importa qual articulação esteja dolorida, a canela-de-velho vai ajudar a resolver o seu problema!
2. Regenera cartilagens
Problemas causados por desgastes na cartilagem e nas articulações também podem ser resolvidos pelos benefícios da canela-de-velho.
3. Ajuda na digestão
Outro benefício comprovado da planta é que ela auxilia na digestão do organismo, principalmente se ingerida na forma de chá, reduzindo sensações de inchaço e desconfortos estomacais, bem como prevenindo azia e má digestão.
No geral, ela auxilia na digestão do organismo como um todo.
4. Previne cânceres
Pesquisadores encontraram na canela-de-velho uma substância que ajuda a prevenir o aparecimento de células cancerígenas. Essa substância é o flavonoide. Outros estudos também indicaram que propriedades antimutagênicas presentes na erva auxiliam na prevenção de tumores. Apesar das descobertas, ainda não há comprovação dessa eficácia em humanos.
5. Retarda o envelhecimento
Apesar do nome sugestivo, a canela-de-velho, com suas propriedades antioxidantes, acaba retardando o nosso processo de envelhecimento, porque neutraliza os radicais livres. Seu uso contínuo ao longo dos anos pode melhorar a aparência cutânea, rejuvenescendo pele, unhas e cabelos!
6. Diminui o excesso de açúcar no sangue
A canela-de-velho também pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue, sendo indicada principalmente para pessoas que têm diabetes, prevenindo até mesmo problemas oculares causados pelo excesso de açúcar no organismo.
7. Planta apresenta efeito detox
Assim como outros alimentos, a planta tem ação detox, diminuindo a ação de substâncias nocivas e inflamatórias, nutrindo e desintoxicando o corpo.
8. Pode prevenir problemas cardiovasculares e circulatórios
Apesar de não ter comprovação científica em humanos, estudos em camundongos já mostraram que algumas propriedades auxiliam na eliminação do colesterol ruim, prevenindo doenças cardiovasculares e circulatórias, sendo indicada até para o tratamento de varizes.
9. Chá de canela-de-velho ajuda a eliminar gorduras no fígado
A ação detox da planta ainda contribui para a manutenção de um fígado saudável, prevenindo o acúmulo de gorduras no órgão, a famosa esteatose hepática. Ela diminui as taxas de triglicerídeos no sangue, eliminando assim as gorduras acumuladas.
10. Ajuda no tratamento da doença de Chagas
A canela-de-velho age diretamente contra o Trypanosoma cruzi, parasita causador da doença de Chagas, e pode ser uma grande aliada para o tratamento ou até a prevenção da doença.
Atenção: este artigo não pretende induzir ou indicar o uso da canela-de-velho sem o acompanhamento de um profissional da saúde. Então consulte sempre um especialista antes de utilizá-la, seja qual for a finalidade.
Canela-de-velho – onde e como usar
Existem duas modalidades de uso para a canela-de-velho: o uso interno, por meio de chás e ingestão de cápsulas; e o externo, com pomadas e banhos.
Confira, abaixo, a receita para chá de canela-de-velho:
Ferva 1 xícara de água, despeje sobre as folhas secas de canela-de-velho, deixe respirar por 10 minutos, então coe. Beba uma xícara desse chá em dois momentos do seu dia, de preferência de manhã e à noite.
Mas, enfim, para que serve o chá de canela-de-velho? O chá de canela-de-velho é bom para quê? A resposta é que ele é bastante útil para reduzir dores causadas por inflamações nas articulações e por desgastes de cartilagem.
Outro uso é aplicar a pomada canela-de-velho diretamente sobre o local dolorido, o que ajuda a reduzir a inflamação. A pomada canela-de-velho pode ser encontrada em farmácias.
Saboreie o chá ideal para o seu signo
Pode ser usada também como banho de assento no tratamento para candidíase, pois tem ação bactericida e fungicida. Ou ainda para lavar feridas e evitar infecções. Veja, a seguir, como preparar o banho com canela-de-velho.
Para fazer o banho, devemos preparar uma infusão com um punhado de folhas secas e ao menos 1 litro de água fervente. Deixe descansar por pelo menos 5 minutos, coe e coloque em uma jarra. Tome um banho normalmente e jogue a infusão do ombro pra baixo. Deixe secar naturalmente, de preferência. Mas, se precisar se secar, faça isso suavemente, utilizando uma toalha macia.
Por fim, no mercado há produtos de canela-de-velho com sucupira, que potencializam o efeito anti-inflamatório, mas sempre consulte um médico antes de usar, especialmente canela-de-velho em cápsulas.
Contraindicações e efeitos colaterais da canela-de-velho
As contraindicações incluem pessoas alérgicas a essa planta, bem como grávidas ou mulheres que estejam amamentando crianças e pessoas com insuficiência renal ou hepática. O único efeito colateral é sensação de mal-estar no estômago, caso o chá seja bebido em quantidade excessiva.
Como plantar e cuidar da canela-de-velho
Se você deseja ter em sua casa um arbusto de canela-de-velho, aconselhamos que o tenha apenas para fins ornamentais, pois, se o objetivo for para uso medicinal da planta, não é recomendado o cultivo.
Isso porque, em ambiente domiciliar, fica muito difícil controlar a produção de compostos orgânicos responsáveis por gerar propriedades farmacológicas na planta. Além disso, as características ideais de clima, solo, entre outros, são muito difíceis de serem reproduzidas em ambiente doméstico. Portanto cultivá-la em casa não garante eficácia e segurança como fitoterápico, pois ela pode perder os efeitos desejados, servindo apenas para decoração.
A canela-de-velho se desenvolve melhor quando sua muda é transportada para o local desejado com as raízes intactas, preservando o torrão e removendo as folhas mais velhas, com o objetivo de evitar que a árvore se desidrate. Cave um buraco bem fundo, para fincar as raízes.
Por fim, deixe exposta ao sol o máximo possível, com rega ao menos uma vez ao dia.
Mitos e verdades sobre a canela-de-velho
Confira alguns dos mitos mais populares sobre a canela-de-velho e descubra se eles são realmente verdadeiros:
A canela-de-velho é resistente ao sol – verdade
Sim, ela é bastante resistente ao sol! Inclusive, recomenda-se que ela seja deixada num espaço onde possa receber o máximo possível de luz e calor solar.
Canela-de-velho emagrece – mito
Não existe nenhuma comprovação científica de que ela tenha esse efeito, pois a planta não apresenta nenhuma propriedade que resulte no emagrecimento direto. Ela até pode melhorar o funcionamento do organismo e diminuir a retenção de líquidos, mas o processo de emagrecimento deve-se ao déficit calórico, que é obtido com a combinação de uma alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas.
O consumo em excesso faz mal – verdade
Todo consumo em excesso pode fazer mal. No caso da canela-de-velho, não existe na literatura um limite de utilização diário, porém médicos e nutricionistas alegam que a planta medicinal pode sobrecarregar o organismo, se ingerida em quantidades excessivas.
Recomenda-se tomar o chá apenas 2 vezes ao dia e, se for utilizar a pomada, suspenda o chá por um tempo. Os efeitos colaterais dependem do estado de saúde da pessoa, pois estudos já comprovaram que indivíduos com insuficiência renal ou hepática tendem a ter efeitos mais nocivos à saúde.
Orientamos que a utilização seja acompanhada por um profissional de saúde, para evitar efeitos colaterais indesejados.
A pomada de canela-de-velho tem ação distinta ao chá – verdade
A pomada age mais de forma local, no alívio de dores onde é aplicada. Já o chá tem efeito mais amplo e age em todo o organismo, pois, quando ingerido, entra em um possível contato com diversas substâncias presentes em nosso corpo.
Quem toma o chá não pode usar a pomada, e vice-versa – verdade
Não é aconselhável o uso da pomada paralelamente ao uso do chá, pois pode sobrecarregar o organismo e causar efeitos colaterais indesejados.
Canela-de-velho pode desregular os batimentos cardíacos – mito
Segundo nutricionistas especializados em fitoterápicos, mesmo tendo substâncias estimulantes, a canela-de-velho não representa perigo algum ao coração. O ideal é respeitar o limite diário de 2 xícaras; caso contrário, pode afetar principalmente o sistema digestório, causando desconfortos. Em excesso, os fitoquímicos presentes na planta também podem acabar lesionando as células do fígado, prejudicando o funcionamento do órgão.
É estimulante sexual – mito
Não há nenhuma pesquisa que comprove esse efeito.
No geral, os estudos sobre a efetividade da canela-de-velho são escassos, e os dados existentes não comprovam os benefícios das ações da Miconia albicans em nosso organismo. Porém diversas pessoas relatam e concordam que a utilização da planta contribuiu para prevenir, combater e até mesmo extinguir seus problemas de saúde.
Deve-se ter em mente apenas que o chá de canela-de-velho é um auxiliar natural na prevenção e combate a esses problemas, mas não substitui o tratamento médico tradicional.
A orientação profissional é indispensável para o tratamento de doenças crônicas e o uso da canela-de-velho deve apenas auxiliar. Caso apareçam efeitos colaterais indesejados após o uso, suspenda-o imediatamente e relate ao seu médico.
Enfim, essas são as principais informações sobre a planta canela-de-velho, conhecida por aliviar dores em articulações. Para saber mais sobre as outras plantas que compõem o Oráculo Floral, analisando os benefícios que elas trazem e o que representam na sua vida, clique nos links abaixo!
Confira também: