Com o nome científico Rosa rubiginosa, a rosa mosqueta é uma planta amplamente utilizada na fabricação de cosméticos e na produção de alguns medicamentos naturais. Outros nomes populares atribuídos a ela são rosa canina e rosa silvestre, e os benefícios que a planta apresenta são surpreendentes.
O que você encontrará nesse artigo:
A partir do conteúdo que preparamos, você vai se aprofundar nas características da rosa mosqueta, entendendo o significado da flor, como ela pode te ajudar, quais são os efeitos que ela promove e outras curiosidades. Aproveite cada detalhe sobre essa fonte de vitamina C da natureza!
O que é a rosa mosqueta?
Rosa mosqueta é uma flor da família Rosaceae. Ela é originária da Europa, de regiões de clima frio e temperado, e pode atingir até três metros de altura. Por causa disso, é uma das plantas ornamentais mais valorizadas em todo o mundo.
A rosa mosqueta chegou até a América a partir dos colonizadores europeus, que plantaram a flor nos Andes, onde o clima é mais ameno. No entanto amostras da planta também foram levadas para a Austrália, para os Estados Unidos da América, para o Canadá e até para o sul da África do Sul.
Atualmente, as principais plantações de rosa mosqueta são encontradas no Chile. Além disso, os maiores produtores do óleo de rosa mosqueta são andinos, ainda que a planta esteja presente em quase todo o mundo. No Brasil, a rosa mosqueta é considerada uma planta ornamental.
Entretanto desde a Roma Antiga esta flor é utilizada como uma planta medicinal, devido às propriedades que ela apresenta. Inclusive, o destaque para a rosa mosqueta está nos usos da planta para a saúde, não na espiritualidade. Nos próximos tópicos, continue aprendendo sobre o que a rosa mosqueta pode proporcionar para você.
Propriedades da rosa mosqueta
A principal propriedade da rosa mosqueta, que tem possibilitado que ela seja utilizada pela indústria de cosméticos, é o poder regenerador da planta. Essa característica se deve ao fato de a rosa mosqueta ser rica em vitamina C, que é um antioxidante natural.
Outra propriedade da rosa mosqueta é a ação anti-inflamatória, combinada com o poder das vitaminas E, A, B1 e B2. Dessa forma, a planta também pode assumir uma função hidratante, dependendo da maneira como é utilizada.
Você vai entender como essas propriedades podem ajudar a sua saúde e o seu bem-estar quando falarmos sobre os benefícios do óleo de rosa mosqueta e da rosa mosqueta em si. Antes de abordar esse tema, vamos descobrir se existem outras variedades dessa planta.
Tipos de rosa mosqueta
Em geral, as plantas que conhecemos apresentam muitas variedades. O girassol, por exemplo, pode ser até marrom, não só amarelo, como popularmente o conhecemos. No entanto, no caso da rosa mosqueta planta, encontramos apenas esta espécie.
Sendo assim, sempre que você procurar uma rosa mosqueta, vai encontrar a mesma planta: uma flor cujo caule pode chegar a três metros de altura e é repleto de espinhos avermelhados. As pétalas são cinco, sempre arredondadas e rosadas, que se tornam mais claras perto do miolo, que é bem amarelo.
Reflita sobre seu relacionamento com o Cupido do Amor
Depois das flores, a rosa mosqueta forma um fruto ovalado e vermelho que não tem perfume, mas tem um gosto ácido. Ao abrir esse fruto, é possível encontrar pequenas frutas que mais parecem sementes. É delas que se extrai o óleo de rosa mosqueta.
Na forma de óleo, a planta apresenta uma série de utilidades para o corpo físico e para a espiritualidade. Mas isso não significa que a rosa mosqueta não é vista na forma de flor. No próximo tópico, entenda mais sobre isso.
Para que serve a rosa mosqueta
Ultimamente, a rosa mosqueta se tornou especialmente conhecida por causa do óleo que é produzido a partir dela. No entanto essa planta também tem seu valor enquanto ainda é uma flor, por ser uma espécie ornamental. Ou seja, a rosa mosqueta é uma ótima opção para enfeitar a sua casa ou o seu escritório.
Além da estética, a rosa mosqueta tem a capacidade de renovar a saúde da pele de uma pessoa, amenizando a aparência de estrias, de marcas de expressão e de manchas. Algumas inflamações e infecções também são atenuadas pelo poder da planta.
Quando o assunto é espiritualidade, a rosa mosqueta assume outra função. Nesse caso, o óleo da planta é utilizado para promover a paixão e o amor, seja em uma amizade, em um relacionamento ou na relação consigo. Esse uso é o mais associado ao significado da planta, que vamos descobrir a seguir.
Qual é o significado da rosa mosqueta
Embora a rosa mosqueta não seja um tipo de rosa como vemos mais frequentemente, o significado dessa planta está diretamente associado a essa outra flor. Isso porque toda vez que falamos em “rosa”, falamos em amor, em pureza e em delicadeza.
Como a rosa mosqueta apresenta uma coloração rosada bem sutil, a flor está ligada ao amor de um jeito leve e singelo. Por causa desse aspecto, a rosa mosqueta representa o que muitos conhecem como amor verdadeiro, que traz uma sensação de bem-estar e de acolhimento.
Para a espiritualidade, são essas características da rosa mosqueta que fazem com que ela seja tão benéfica para a mente de quem entra em contato com ela, inclusive na forma de óleo. Saiba mais!
A rosa mosqueta na espiritualidade
Como vimos anteriormente, o significado da rosa mosqueta na espiritualidade tem tudo a ver com o amor que nutrimos por nós mesmos e pelas outras pessoas. Nesse caso, estamos falando sobre aquele amor puro, que não controla, que não possui e que não machuca.
Tendo isso em mente, os benefícios da rosa mosqueta na espiritualidade agem diretamente no seu coração. Conheça as virtudes que são estimuladas a partir do contato com essa planta:
1) Gratidão
A gratidão é um dos principais benefícios da rosa mosqueta. A partir dessa virtude, conseguimos enxergar a vida com olhos mais generosos e carinhosos.
2) Amor pelos outros
O amor que sentimos por quem está ao nosso redor se torna ainda mais puro e verdadeiro com a rosa mosqueta. Dessa forma, nossas relações passam a ser mais harmônicas.
3) Amor-próprio
Outro benefício da rosa mosqueta é o estímulo do amor-próprio. Se sentimos amor pelas nossas vidas e por quem nos cerca, por que não amar quem nós somos?
4) Acolhimento
Aquela sensação de que os seus sentimentos são válidos e de que tudo vai ficar bem é mais um presente da rosa mosqueta, que nos traz tranquilidade nesse aspecto.
5) Gentileza
O desejo de praticar a gentileza em todos os âmbitos da própria vida é estimulado pela rosa mosqueta, fazendo com que você espalhe paz e boas vibrações pelo mundo.
A rosa mosqueta na saúde
A ação da rosa mosqueta na espiritualidade promove sentimentos muito bons dentro de nós, cuidando do nosso interior. Porém os efeitos mais conhecidos da rosa mosqueta são aqueles que se refletem nos nossos corpos. Quando consideramos o significado da rosa mosqueta na saúde, percebemos que a planta também é perfeita para cuidar do nosso exterior.
Faça uma simpatia para ter uma pele bonita
Sinônimo de restauração, a flor pode atuar no maior órgão do seu corpo com muita eficiência, tornando a sua aparência ainda melhor. Abaixo, conheça os benefícios da rosa mosqueta na saúde, quando ela é usada na forma de óleo:
1) Hidratação da pele
A hidratação da pele é um benefício da rosa mosqueta, sobretudo ao usar óleo de rosa mosqueta no rosto. Com o produto, você vai sentir sua pele mais macia e firme.
2) Prevenção de estrias
O óleo de rosa mosqueta para estrias pode ajudar a prevenir o surgimento delas, já que ele aumenta a elasticidade da pele. O leite de rosa mosqueta também tem essa função.
3) Auxílio na cicatrização
Se você tem algum ferimento que já está quase cicatrizado e quer melhorar a aparência dele, o óleo de rosa mosqueta pode acelerar a restauração da sua pele.
4) Melhoria da aparência de manchas
Um sérum de rosa mosqueta ou um creme de rosa mosqueta são boas opções para melhorar a aparência de manchas e irritações que se formam na pele.
5) Uniformização da pele
O óleo de rosa mosqueta para olheiras pode clarear essa parte mais escura do rosto, promovendo uma uniformização da pele.
6) Controle do frizz
O óleo de rosa mosqueta no cabelo também atua como um hidratante, mas a função principal é a de controlar o frizz nos fios.
Rosa mosqueta onde e como usar
A partir dos tópicos anteriores, você pode responder facilmente à pergunta: óleo de rosa mosqueta para que serve? Tanto para aumentar o sentimento de amor quanto para melhorar a aparência da sua pele, essa planta é muito indicada.
Então você pode usar a rosa mosqueta em forma de óleo, creme, leite, sérum e sabonete, aplicando o produto diretamente na sua pele, no corpo, no rosto ou nos seus cabelos. Mas existe um jeito certo de fazer isso. Preste atenção no modo de usar o óleo de rosa mosqueta para sua saúde física:
1) Na pele
Para usar o óleo de rosa mosqueta na pele, você deve aplicar algumas gotas do produto na sua pele. Se você estiver usando outro tipo de produto, como um creme, use a quantidade necessária.
O ideal é que você massageie a área que deseja clarear por cerca de três minutos, até que o produto seja absorvido. Repita o processo de uma a duas vezes por dia nos locais que quiser hidratar.
2) No cabelo
A rosa mosqueta no cabelo pode ser utilizada na forma de óleo, de shampoo ou de creme. Em todos os casos, é importante enxaguar bem a cabeça, para que o produto não fique acumulado no couro cabeludo.
Sendo assim, cerca de uma vez na semana, acrescente a rosa mosqueta aos seus cuidados com os cabelos. Massageie o couro cabelo por cinco minutos e penteie com os dedos o comprimento dos fios, antes de enxaguar.
Seguindo esses passos e recebendo orientação médica, é provável que a rosa mosqueta faça maravilhas pela sua saúde física. Inclusive, você já deve ter visto muitos exemplos do resultado do uso de óleo de rosa mosqueta antes e depois, o que comprova que a planta realmente clareia algumas manchas, estrias e olheiras.
Por outro lado, se você quiser que a rosa mosqueta te traga benefícios na espiritualidade, você pode realizar um banho energético com essa planta ou com o óleo dela. Nesse caso, ferva um litro de água e misture algumas gotas do óleo ou deposite algumas pétalas da planta por alguns minutos.
Depois do seu banho higiênico, derrame a preparação no seu corpo, do pescoço para baixo, mentalizando todo o amor que você quer estimular na sua vida. Assim, você entrará em contato com as energias da planta, elevando seu bem-estar.
Finalmente, você pode tomar um chá de rosa mosqueta tanto para absorver as propriedades espirituais da planta quanto para elevar os níveis de vitaminas no seu corpo. Porém, nesse tipo de preparação, você deve realizar uma infusão com as folhas da rosa mosqueta.
Dessa maneira, acrescente um punhado de folhas de rosa mosqueta em duas xícaras de água fervente. Em seguida, cubra o recipiente e aguarde cerca de dez minutos. Após esse tempo, você pode coar, adoçar e beber ainda quente.
Contraindicações e efeitos colaterais da rosa mosqueta
Apesar de todos os aspectos positivos da rosa mosqueta, é fundamental conhecer os efeitos adversos que essa planta pode provocar em você. Para garantir, antes de usar qualquer produto feito com ela, peça orientação médica.
Pessoas alérgicas à rosa mosqueta, por exemplo, evidentemente não podem utilizá-la. Gestantes e lactantes também devem perguntar para profissionais da saúde se podem entrar em contato com a planta.
Mesmo que você não se encaixe nesses grupos, o uso da rosa mosqueta pode trazer alguns efeitos colaterais. Entre eles, podemos listar a dermatite de contato, a dor de cabeça, a náusea e alguns problemas digestivos, caso a flor seja ingerida. Por isso use a rosa mosqueta apenas se houver indicação médica.
Como plantar e cuidar da rosa mosqueta
Se você quer aproveitar os benefícios da rosa mosqueta ou se apenas quer admirar essa flor ornamental, é possível plantá-la na sua casa. Para isso, você vai precisar de um ramo de rosa mosqueta cortado preferencialmente durante o verão.
A rosa mosqueta tem a capacidade de se espalhar bastante pela região onde é plantada, desde que viva em um solo bem drenado e entre em contato com os raios solares em algum momento do dia.
Como a planta prefere climas amenos, talvez a rosa mosqueta não se saia muito bem em uma região quente. Entretanto, se o seu ambiente for propício para ela, plante o ramo em um vaso de até 20 centímetros de profundidade, mantendo o solo sempre úmido e drenado.
Entenda como funciona a argiloterapia
Quando a planta começar a dar frutos, você pode removê-los dos caules. O ponto ideal é quando eles atingem uma coloração vermelha bem escura e até caem do pé sozinhos. Quanto mais fértil for o solo, melhor será o desempenho da rosa mosqueta.
Mitos e verdades sobre a rosa mosqueta
Você já aprendeu bastante sobre a rosa mosqueta, então chegou a hora de testar os seus conhecimentos sobre essa planta. A seguir, veja quais são os mitos e verdades sobre ela, para evitar qualquer erro ao falar sobre a flor:
Óleo de rosa mosqueta clareia a pele — verdade — a rosa mosqueta promove hidratação e renova a pele, podendo clarear regiões escurecidas do órgão.
Rosa mosqueta queima a pele — mito — a rosa mosqueta não oferece riscos para a pele de pessoas que não sejam alérgicas a ela.
Óleo de rosa mosqueta clareia manchas — verdade — no corpo ou no rosto, o óleo de rosa mosqueta é capaz de clarear manchas, uniformizando a aparência da pele.
Rosa mosqueta remove estrias — mito — embora a rosa mosqueta clareie estrias, a planta não tem a capacidade de removê-las (procure orientação médica para isso).
Óleo de rosa mosqueta é bom para melasma — verdade — como a rosa mosqueta clareia manchas e uniformiza a pele, a planta pode amenizar a aparência do melasma.
Rosa mosqueta é um tipo de rosa — mito — embora tenham o mesmo nome, a rosa mosqueta e a rosa são plantas diferentes.
Rosa mosqueta promove o amor — verdade — a principal função da rosa mosqueta na espiritualidade é aumentar o amor que sentimos.
Depois de todas as informações que apresentamos, você aprendeu os detalhes sobre a rosa mosqueta, que representa o amor e pode melhorar a aparência da sua pele. Esta é só uma das plantas do Oráculo Floral.
Para entender tudo sobre as outras flores do Oráculo Floral, analisando os benefícios de cada uma e como elas podem mudar seu estado de espírito, acesse os links abaixo.
Confira também: