Cipó mil homens é uma planta que recebe o seguinte nome científico: Aristolochia esperanzae. Embora existam muitas variações dessa parte da flora, a mais comum também pode ser chamada cipós-jarrinha, mil-homens-do-rio-grande, jarrinha e caçau.
Diferentemente do que muitos imaginam, essa planta não é como o cipó no qual o personagem Tarzan se pendura para ir de um lado para o outro. Ainda que seja bastante poderoso, o cipó mil homens tem outras funções.
O que você encontrará nesse artigo:
No conteúdo que preparamos, você vai conhecer os detalhes sobre essa planta, para entender como ela atua no seu corpo, na sua mente e na sua espiritualidade. Aproveite!
O que é cipó mil homens?
O cipó mil homens é uma planta do tipo trepadeira que apresenta cerca de 50 espécies. Todas elas são nomeadas da mesma forma, inclusive com nomes populares que já foram citados e com alguns outros, como papo-de-peru e buta.
Em todo o mundo, as espécies de cipó mil homens são utilizadas para fins medicinais. No entanto, essa planta é originária da América do Sul, sendo mais frequente no Brasil e nas Guianas, em regiões de mata atlântica.
Pensando nisso, os povos indígenas eram os que mais entendiam do cipó mil homens. Eles utilizavam a planta para envenenar flechas e para tratar algumas enfermidades, que conheceremos em breve.
Veja qual é a flor que representa seu signo no Horóscopo das Flores
Já o nome inusitado da planta, cipó mil homens, é resultado de um dos melhores usos dela. O sanitarista Carlos Chagas utilizou o cipó mil homens para curar operários ferroviários que sofriam de um tipo de malária. Como eram muitos homens que precisavam de ajuda, a planta foi chamada de cipó mil homens.
Propriedades do cipó mil homens
As propriedades medicinais do cipó mil homens vão além do tratamento da malária, que foi aplicado há muito tempo, como vimos anteriormente. Desde então, já se usou o cipó mil homens para diabetes e para muitos outros fins. Isso é possível por causa dos componentes que fazem parte da planta.
O cipó mil homens é rico em alcaloides, flavonoides, glicosídeos e taninos. Todos esses nomes complicados podem ser traduzidos a partir da função que eles executam no organismo: estimulante para o organismo, proteção contra agentes oxidantes e bom funcionamento cardíaco.
Contudo, há uma propriedade do cipó mil homens que não é tão benéfica. A planta é rica em ácido aristolóquico, que, quando consumido em excesso ou por um tempo prolongado, pode se tornar tóxico no organismo. A formação de tumores pode estar relacionada à presença excessiva desse composto no corpo humano.
Por esse motivo, o cipó mil homens nunca pode ser consumido sem acompanhamento médico. O produto também não deve ser ingerido de forma rotineira, pelo potencial tóxico que apresenta.
Tipos de cipó mil homens
As propriedades do cipó mil homens estão presentes em alguns tipos dessa planta, que tem mais de 400 variações. A seguir, você vai conhecer mais sobre aquelas utilizadas com fim medicinal:
-
Aristolochia cymbifera: presente nas regiões Sul e Sudeste, apresenta uma flor que parece um dente de alho, com uma superfície clara tingida por pontos mais escuros.
-
Aristochia triangularis: comum no Rio Grande do Sul, tem uma flor de formato cônico, sendo amarela no interior e repleta de pintas escuras no exterior, contrastando com a superfície esbranquiçada.
-
Aristolochia esperanzae: no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, caracteriza-se por uma flor em formato de S, colorida por um tom de roxo escuro.
-
Aristolochia ridicula: frequente nas regiões Sul e Sudeste, apresenta uma extremidade triangular conectada a uma extremidade circular, com uma cor roxa intensa sutilmente colorida por uma pelagem esbranquiçada.
-
Aristolochia brasiliensis: típica do Nordeste, tem uma flor que se assemelha a um tecido marrom, sendo larga e marcada pelas nervuras mais escuras presentes na planta.
-
Aristolochia arcuata: destacando-se no Sudeste, caracteriza-se por uma flor de formato cilíndrico que tem uma extremidade preta e com pequenas protuberâncias, contrastando com o verde do restante da flor.
-
Aristolochia gigantea: característica da caatinga, é frequentemente chamada de papo-de-peru por ter uma flor que reproduz a aparência dessa parte do corpo do animal, sendo vermelha, rugosa e larga.
Para que serve o cipó mil homens
Considerando toda a variedade que o cipó mil homens apresenta, você deve estar se questionando algo como: cipó mil homens para que serve? Se essa é uma planta medicinal, como exatamente ela pode agir no seu corpo e na sua mente?
O cipó mil homens serve para a sua saúde física e para a sua espiritualidade. Na sua saúde física, a planta é conhecida por tratar problemas digestivos, combater os efeitos de algumas picadas de cobra e de alguns vírus e por trazer mais energia.
Na espiritualidade, por outro lado, o cipó mil homens pode atuar principalmente no âmbito amoroso. Ela é responsável por facilitar o processo da conquista, por apimentar um relacionamento e por manter o amor-próprio.
Nos próximos parágrafos, você vai conhecer os detalhes do cipó mil homens no seu corpo e na sua mente, bem como as maneiras mais indicadas para aproveitá-lo. Lembre-se de que essa planta nunca pode ser utilizada sem recomendação médica.
Qual é o significado do cipó mil homens
O significado do nome cipó mil homens já foi dito há alguns parágrafos, e é totalmente ligado ao uso da planta para a saúde física. Entretanto, existe o significado do cipó mil homens que não está associado ao lado mais prático que a planta oferece.
A partir dessa perspectiva, o cipó mil homens significa amor. Por ser um cipó, ela apresenta flexibilidade, necessária em uma relação amorosa e ao lidar com outras pessoas. É a partir desse princípio que desenvolvemos a compaixão, a amizade, o perdão e os laços mais duradouros.
Estude a relação entre os quatro elementos e o amor
Outra evidência de que o cipó mil homens é a planta do amor é que as folhas dele brotam em formato de coração, símbolo visual mais associado a esse sentimento. Inclusive, o cipó mil homens na umbanda representa justamente o poder do amor sobre as nossas vidas.
O cipó mil homens na espiritualidade
Depois de entender que o significado do cipó mil homens na espiritualidade é o amor, você já pode conferir quais são os benefícios do cipó mil homens na espiritualidade. Identifique o que essa planta pode atrair para a sua vida, nesse aspecto:
-
Cultivo do amor universal: o amor que nutrimos pelas outras pessoas, até por quem não conhecemos, pode ser cultivado a partir do cipó mil homens na espiritualidade.
-
Aumento do poder de atração: o cipó mil homens é capaz de elevar a sensualidade e o poder de atração de uma pessoa, favorecendo os sentimentos amorosos.
-
Desenvolvimento do amor-próprio: caso você ainda não seja uma pessoa apaixonada pela sua essência e em contato com o seu interior, o cipó mil homens ajuda a desenvolver o amor-próprio.
O cipó mil homens na saúde
O significado do cipó mil homens na saúde é tão notável quanto o uso da planta na espiritualidade. Nesse caso, o cipó representa a recuperação do organismo. Identifique os benefícios do cipó mil homens na saúde:
-
Alívio de problemas estomacais: o chá de cipó mil homens é muito utilizado para aliviar problemas estomacais como cólica, diarreia e prisão de ventre.
-
Redução de dores musculares: a redução de dores musculares é para que serve o banho de cipó mil homens, que age como um anestésico no corpo.
-
Estímulo para o funcionamento do organismo: com uma propriedade estimulante, o cipó mil homens aumenta o fluxo sanguíneo e pode trazer mais energia.
-
Expulsão de toxinas do organismo: favorecendo a saúde do fígado, dos rins e do coração, o cipó mil homens é responsável por eliminar as toxinas do organismo.
-
Melhoria da respiração: no caso de pessoas que sofrem de asma, o cipó mil homens é capaz de melhorar a respiração.
-
Tratamento de tumores: acredita-se que o uso de cipó mil homens e argila pode auxiliar no tratamento de tumores, mas é preciso buscar auxílio médico antes de fazer isso.
Cipó mil homens: onde e como usar
Você já entendeu que o cipó mil homens é uma planta muito benéfica para o seu corpo e para a sua espiritualidade. Porém, para que ela atue no seu organismo do jeito que você deseja é essencial seguir o modo certo de onde e como usar esse produto.
Antes de tudo, lembre-se de que não deve fazer uso contínuo do cipó mil homens, muito menos utilizar essa planta sem orientação médica. Dito isso, você já sabe que os benefícios do chá de cipó mil homens podem melhorar o funcionamento do seu organismo como um todo.
Se você tem autorização médica para ingerir o cipó mil homens, poderá preparar um chá usando a raiz dessa planta. Separe um pedaço de cinco centímetros do cipó mil homens e o coloque em meio litro de água fervente. Depois de 15 minutos, coe a preparação e beba o líquido quando amornar.
Além do chá, é possível ingerir o cipó mil homens a partir de cápsulas, que podem ser compradas em lojas de produtos naturais. Nesse caso, você também vai aproveitar os benefícios da planta para o seu corpo físico. Ainda assim, consulte um profissional da saúde antes de fazer isso.
Caso você esteja precisando aliviar dores musculares, é possível preparar um banho frio usando o cipó mil homens. Para isso, você deve colocar cerca de um palmo da raiz da planta em um litro de água fervente. Quando esfriar, depois do seu banho higiênico, despeje a preparação sobre seu corpo, sem molhar a cabeça.
O banho de cipó mil homens também é indicado se você quer aproveitar os benefícios da planta na espiritualidade. Nesse caso, você vai atrair mais amor para a sua vida, aumentando o seu poder de atração e a sua autoconfiança.
Algumas pessoas querem sentir os benefícios do cipó mil homens, mas não querem ter um contato direto com a planta, dado que ela pode ser tóxica. Se esse for o seu caso, embrulhe um palmo da raiz do cipó em uma toalha e a coloque em cima da parte do corpo que precisa de auxílio. Essa dica também é útil para um processo meditativo, se quiser utilizá-la na sua espiritualidade.
Contraindicações e efeitos colaterais do cipó mil homens
Os benefícios do cipó mil homens para o corpo e para a mente são notáveis. Ainda assim, existem algumas contraindicações e efeitos colaterais para esse produto. Em primeiro lugar, gestantes, lactantes, crianças de até 12 anos e pessoas que apresentam problemas no fígado ou pressão alta não podem consumir a planta.
Mesmo que você não faça parte dos grupos apontados, o consumo excessivo e prolongado do cipó mil homens é contraindicado. Isso porque um dos componentes da planta é o ácido aristolóquico, que pode facilitar o desenvolvimento de tumores no seu organismo. Além disso, a planta estimula o aumento do fluxo sanguíneo no período menstrual e pode ser abortiva.
Como plantar e cuidar do cipó mil homens
Para ter os benefícios do cipó mil homens sempre às suas mãos, você pode plantar essa folhagem na sua casa. O jeito mais simples de fazer isso é a partir de uma planta que já existe. Nesse caso, você deve cortar um pedaço de cinco centímetros da raiz de um cipó mil homens.
Em seguida, em um vaso de cerca de 40 centímetros de profundidade, você deve enterrar o pedaço da raiz que pegou, deixando-a perto da superfície do vaso. Lembre-se de adubar bem a terra e de manter o solo úmido, sem torná-lo encharcado.
Durante a fase da germinação, o cipó mil homens pode ficar em um local que receba pouca incidência solar. Depois, no entanto, quando for levado para o local definido, é fundamental que o ambiente seja espaçoso, arejado e que tenha bastante sombra.
Analise o que o Horóscopo Indígena revela sobre você
O cipó mil homens se desenvolve melhor entre outras vegetações, como se estivesse na floresta. Por isso, o lugar definitivo onde você vai plantar a muda deve ter no mínimo 50 centímetros de profundidade, uma boa drenagem do solo, sombra e outras plantas ao redor, ou até um muro.
Após poucos meses do plantio, você já vai notar as primeiras folhas do cipó mil homens surgindo, em formato de coração. Você saberá que o cipó chegou à fase adulta quando ele tiver a aparência de um tronco rugoso, que libera um aroma característico quando é esfregado.
Mitos e verdades sobre o cipó mil homens
Com tudo que você aprendeu sobre o cipó mil homens, já é possível identificar alguns dos mitos e verdades sobre essa planta. Teste seus conhecimentos:
-
Cipó mil homens aborta - verdade - por estimular o fluxo sanguíneo, o cipó mil homens pode ter uma propriedade abortiva.
-
Cipó mil homens cura herpes - mito - a herpes é uma doença que não tem cura, manifestando-se em momentos de baixa imunidade e desaparecendo quando o corpo se recupera.
-
Cipó mil homens cura diabetes - mito - o cipó mil homens pode controlar os índices de açúcar no sangue, mas não deve ser utilizado como tratamento para diabetes sem recomendação médica.
-
Cipó mil homens causa câncer - verdade - as toxinas presentes no cipó mil homens podem levar à formação de tumores no organismo, se o uso da planta for contínuo.
-
Cipó mil homens é veneno - verdade - o cipó mil homens era utilizado como veneno na ponta de flechas, por povos indígenas, por conter toxinas.
-
Cipó mil homens atrai amor - verdade - de acordo com a espiritualidade, o cipó mil homens é capaz de atrair amor para a vida de quem o utiliza.
A partir das informações apresentadas, você conheceu cada detalhe do cipó mil homens, uma planta que simboliza o amor. Para saber mais sobre as outras plantas que compõem o Oráculo Floral, entendendo o que elas simbolizam na sua vida e como podem te ajudar, clique nos links abaixo!
Confira também: