As plantas e flores costumam ter nomes bonitos, singelos e agradáveis. Por esse motivo, ouvir algo como “cravo-de-defunto” pode fazer uma pessoa acreditar que essa planta é perigosa. O cravo-de-defunto tem o nome científico Tagetes erecta, mas a planta também é conhecida por outros nomes.
Para alguns, o cravo-de-defunto se chama rojão. Para outras, é cravo-fétido-da-índia. Há os que a chamam de maravilha, de cravo-francês, de tagetes, e os que o chamam de erva-túnis. Independentemente de qual seja o nome que você utiliza para falar sobre essa flor, o que importa são o simbolismo que ela tem na sua vida e os benefícios que pode trazer para sua saúde.
O que você encontrará nesse artigo:
A partir do conteúdo que preparamos, você vai descobrir quais são as propriedades do cravo-de-defunto, como fazer chá com essa flor, seu significado na umbanda, por que ela se chama cravo-de-defunto e muito mais. Amplie seus conhecimentos sobre essa planta para trazê-la para sua rotina!
O que é cravo-de-defunto?
A informação que gera mais curiosidade sobre a planta cravo-de-defunto é o seu nome peculiar. A explicação é simples: o cravo-de-defunto é originário do México, onde é conhecido como flor dos mortos. Lá, a morte não é um momento exclusivamente de tristeza e de sofrimento; na verdade, é um ritual de passagem com muitas cores e com muita festa.
Encante-se pelas maneiras de comemorar o Dia dos Mortos
Como o cravo-de-defunto apresenta cores vivas e festivas, tornou-se a planta ideal para a comemoração do início de um novo ciclo, em outro plano de existência. Ao redor do mundo, a planta passou a ser chamada com nomes semelhantes, que trazem a ideia da morte, mesmo que não utilizem a flor nos rituais relacionados ao fim da vida.
Ainda que as cores do cravo-de-defunto sejam vibrantes e alegres, para garantir que a morte também traga boas sensações, o cheiro que a flor emana não é muito agradável. Aliás, no Brasil, esse é um dos motivos pelos quais as pessoas acreditam que a planta faz uma referência à morte, em um aspecto negativo.
Com os próximos tópicos, você vai encontrar informações aprofundadas sobre o cravo-de-defunto para formar a sua opinião sobre ele. Surpreenda-se com tudo o que essa planta pode trazer para o seu corpo físico e para a sua espiritualidade!
Propriedades do cravo-de-defunto
Quem pensa que o cravo-de-defunto só serve para os enterros e rituais desse tipo pode se surpreender com os poderes da planta. O cravo-de-defunto tem propriedades medicinais, sendo analgésica, antiespasmódica, antirreumática, antioxidante, antitussígena, laxativa, cicatrizante, inseticida, purgativa e vermífuga. A flor também é rica em vitamina C.
Isso quer dizer que a planta cravo-de-defunto é perfeita para inúmeros aspectos da sua saúde, sendo utilizada com indicação médica. Ao longo do conteúdo que preparamos, você vai descobrir como exatamente a flor cravo-de-defunto pode atuar no seu organismo e na sua espiritualidade. Continue lendo para saber mais!
Tipos de cravo-de-defunto
As propriedades do cravo-de-defunto podem ser identificadas em todos os tipos que a planta apresenta. A seguir, veja quais são as variações dessa planta colorida e repleta de boas vibrações:
-
Cravo-de-defunto branco: apresenta uma inflorescência formada por pétalas arredondadas, pequenas e brancas, bem como folhas compridas e ovaladas em tom verde-escuro.
-
Cravo-de-defunto roxo: pode apresentar um tom mais magenta do que roxo, seguindo o mesmo padrão de inflorescência, com pétalas arredondadas e pequenas, com folhas compridas e ovaladas, em um tom verde-escuro.
-
Cravo-de-defunto vermelho: tem uma inflorescência em um tom de vinho com as pontas amareladas, sendo as pétalas arredondadas e pequenas, e as folhas compridas e ovaladas em verde-escuro.
-
Cravo-de-defunto laranja: tem um tom vibrante de laranja nas inflorescências, tendo as pétalas dobradas, arredondadas e pequenas, com folhas compridas e ovaladas em verde-escuro.
-
Cravo-de-defunto amarelo: como o cravo-de-defunto laranja, tem uma tonalidade amarela vibrante, inflorescências dobradas, arredondadas e pequenas e folhas compridas e ovaladas, em verde-escuro.
Além das cores variáveis, o cravo-de-defunto pode ser encontrado em versões normais e anãs. Enquanto as normais atingem até 40 centímetros de altura, as anãs não passam dos 15 centímetros de altura.
Para que serve o cravo-de-defunto
Todas as cores do cravo-de-defunto servem apenas para enfeitar o ambiente? Felizmente, essa planta é muito mais do que um adorno estético ou um elemento do ritual do Dia dos Mortos.
O cravo-de-defunto serve para fortalecer a imunidade e impedir o envelhecimento precoce, essencialmente. Alguns problemas de pele também podem ser atenuados com o uso da planta, e o óleo obtido a partir da flor atua como um pesticida. Ao plantá-la em um local específico, também é possível afastar as pragas que poderiam atingir a região.
Outros usos do cravo-de-defunto são o alívio de problemas respiratórios e estomacais, também sendo eficiente no tratamento de dores pelo corpo e no controle dos índices de colesterol e de pressão arterial.
O cravo-de-defunto ainda pode ser utilizado na espiritualidade. Na Umbanda, as flores do cravo-de-defunto relacionam-se com o orixá Oxóssi, ampliando o contato com a divindade e a força dela. Ao mesmo tempo, as folhas da planta podem ser utilizadas em rituais de descarrego, como em um banho de cravo-de-defunto.
Nos próximos parágrafos, você vai se aprofundar nos usos do cravo-de-defunto na sua saúde física e na sua espiritualidade, para entender tudo o que essa planta pode acrescentar ao seu cotidiano.
Qual é o significado do cravo-de-defunto
Como vimos anteriormente, o cravo-de-defunto é uma flor típica do Dia dos Mortos, na cultura mexicana. Nessa ocasião, é comum ver a variação laranja da planta espalhada pelos altares que homenageiam entes queridos. Mas existem outras flores que poderiam ser usadas na cerimônia, não é? Na verdade, não.
O simbolismo do cravo-de-defunto também está relacionado a uma história mexicana. Nela, uma mulher, Xóchitl, e um soldado, Huitzilin, juraram amor eterno em uma montanha que é dedicada a Tonatiuh, deus do Sol.
Investigue qual é a pior morte para cada signo do Zodíaco
Infelizmente, Huitzilin morreu em uma batalha. Tomada por uma tristeza imensa, Xóchitl desejou ser levada para o mundo dos mortos também. Ao ouvir esse pedido, o deus do Sol despejou os raios solares sobre ela, transformando-a em uma flor amarela. Sobre a flor, pousou um beija-flor, que era a reencarnação de Huitzilin.
Na verdade, o cravo-de-defunto significa o recomeço. É a partir dessa planta que podemos acreditar no amor, em um novo ciclo, em uma nova forma de olhar para a realidade. A lenda mexicana ainda diz que sempre existirá amor enquanto houver cravos de defunto e beija-flores nos campos.
O cravo-de-defunto na espiritualidade
Considerando o significado transformador do cravo-de-defunto, é mais fácil entender o significado do cravo-de-defunto na espiritualidade, em que a planta simboliza a renovação. A seguir, veja os benefícios do cravo-de-defunto na espiritualidade:
-
Cultivo de boas energias: as boas energias são trazidas pelas cores vibrantes e quentes que o cravo-de-defunto apresenta, a partir das quais é possível sentir mais otimismo.
-
Sensação de renovação: a sensação de renovação é trazida pelo simbolismo do cravo-de-defunto no Dia dos Mortos, que considera que a morte é só um novo ciclo de existência.
-
Limpeza energética: por carregar energias de transformação, o cravo-de-defunto pode fazer uma limpeza energética em quem entra em contato com ele, principalmente em um banho.
-
Estímulo do amor verdadeiro: o cravo-de-defunto é protagonista de uma história de amor, então pode ajudar você a trazer mais amor para a sua vida, de todas as formas.
O cravo-de-defunto na saúde
O significado do cravo-de-defunto na saúde é tão significativo quanto na espiritualidade. Por essa perspectiva, a planta também age na renovação do organismo. Entenda, a seguir, como essa ideia se aplica nos benefícios do cravo-de-defunto para a saúde.
-
Alívio de dores musculares: as dores pelo corpo que parecem não ter uma causa específica podem ser aliviadas com o cravo-de-defunto, sob orientação médica.
-
Combate à prisão de ventre: por auxiliar no processo de digestão, o cravo-de-defunto pode combater a prisão de ventre, recuperando o funcionamento do intestino.
-
Aumento da imunidade: os compostos que fazem parte do cravo-de-defunto favorecem a imunidade do corpo humano, sendo muito indicado para combater e prevenir resfriados.
-
Redução do envelhecimento precoce: por ter uma ação antioxidante, o cravo-de-defunto promove a renovação celular, reduzindo as chances de envelhecimento precoce.
-
Tratamento de inflamações e lesões na pele: sobretudo para o tratamento da acne, o cravo-de-defunto é capaz de aliviar algumas lesões que podem acometer a pele.
Cravo-de-defunto: onde e como usar
Se você está precisando absorver os benefícios do cravo-de-defunto, seja na saúde ou na espiritualidade, você pode fazer isso entendendo onde e como usar essa planta. Vamos começar pelos usos do cravo-de-defunto na espiritualidade, para o caso de você não poder ingerir a planta.
A forma mais simples de aproveitar o cravo-de-defunto é na decoração de um ambiente. Você pode apreciar as cores da planta e reconhecer o efeito delas sobre você, sem precisar ingeri-la.
Outra possibilidade é fazer um banho de cravo-de-defunto, usando as flores ou as folhas da planta. Nesse caso, você deve despedaçar cerca de cinco flores em um balde com água fervente. Assim que a preparação amornar, você pode derramá-la sobre seu corpo, após seu banho higiênico, sem molhar a cabeça.
O óleo essencial de cravo-de-defunto é mais uma forma de aproveitar a planta na espiritualidade. Você só precisa espalhar algumas gotas do produto nos punhos, massageando-os suavemente, para sentir os benefícios da planta na sua mente.
Caso você prefira aproveitar o cravo-de-defunto na sua saúde física, você pode comer diretamente a flor, depois de lavá-la. Como o gosto é levemente amargo, talvez não seja muito agradável para o seu paladar. Se esse for o caso, um chá de cravo-de-defunto pode ser uma opção melhor.
Mas o chá de cravo-de-defunto serve para quê? Algumas pessoas pensam que ele serve para combater a dengue, o que não é verdade. Ainda que a planta seja poderosa no fortalecimento da imunidade, o melhor tratamento para a dengue é a hidratação do corpo, conforme a indicação médica.
Os benefícios do chá de cravo-de-defunto incluem o alívio de problemas digestivos e estomacais, o tratamento de lesões na pele e a redução de dores no corpo, inclusive das cólicas menstruais. Para prepará-lo, você precisa misturar 10 folhas da planta em um litro de água fervente. Assim que a preparação amornar, é só bebê-la algumas vezes ao dia.
Contraindicações e efeitos colaterais do cravo-de-defunto
O cravo-de-defunto apresenta muitos benefícios para o corpo e para a alma de uma pessoa. Ainda assim, a planta não é livre de contraindicações e de efeitos colaterais. Gestantes e lactantes não devem consumir a flor ou as folhas, nem pessoas alérgicas à planta. Em alguns casos, o contato da pele com o cravo-de-defunto pode resultar em uma dermatite.
Como plantar e cuidar do cravo-de-defunto
Pensando em todo o poder que o cravo-de-defunto oferece para a espiritualidade e para a saúde física, é compreensível que você queira plantar essa flor na sua casa. Entretanto, como plantar cravo-de-defunto? Será que é fácil ou difícil? E como cuidar dela?
Para garantir que a sua plantação prospere sem problemas, vamos apresentar como cultivar cravo-de-defunto e quais são os cuidados que essa planta exige. Antes de tudo, você precisa entender qual é o ambiente ideal para ela se desenvolver.
O solo para o plantio do cravo-de-defunto deve ser rico em nutrientes, podendo ser adubado. Ele também precisa ser bem drenado, para que a terra fique úmida, sem ficar encharcada. Em relação ao sol, a planta precisa de luz solar direta em alguns momentos do dia, e é preferível que o clima da região seja mais ameno.
Aprenda a se conectar com os ciclos naturais da vida
Com essas informações em mente, você já pode escolher o local adequado para plantar o cravo-de-defunto. É importante mencionar que a planta morre a cada ano, sendo necessário plantá-la novamente. O melhor período para realizar o plantio é na primavera ou no verão, então siga os passos a seguir nessa época.
Existem duas formas de plantar o cravo-de-defunto. A primeira delas é com a semente, que você precisará germinar. Nesse caso, basta colocar a semente em uma sementeira e regar todos os dias, até que as folhas comecem a brotar, depois de uma semana do plantio.
A segunda forma de plantar o cravo-de-defunto é comprando uma muda já pronta dessa flor. Tanto no caso da muda que você fez quanto no caso da muda que você comprou é necessário colocar a planta em um novo vaso.
É fundamental que a região onde a planta vai ficar seja bem iluminada. Certifique-se de que o vaso tem 50 centímetros de profundidade e uma boa drenagem, para impedir que o solo fique encharcado. Mesmo que o cravo-de-defunto goste muito de sol, é importante borrifar água sobre as folhas das mudas nos dias mais quentes.
Assim que o plantio for finalizado, é só acompanhar o crescimento da planta. Sempre que surgirem flores secas, você pode removê-las, com cuidado. Caso o cravo-de-defunto apresente alguma praga ou doença, consulte um profissional da área para saber qual é o tratamento mais indicado.
Mitos e verdades sobre cravo-de-defunto
Os conhecimentos que você adquiriu até este ponto vão ajudar você a diferenciar os mitos das verdades sobre o cravo-de-defunto. Descubra o quanto você sabe sobre essa planta poderosa, a seguir:
-
Chá de cravo-de-defunto cura dengue? - Mito. O cravo-de-defunto pode trazer uma sensação de bem-estar, mas o tratamento da dengue baseia-se em hidratar o corpo.
-
Cravo-de-defunto combate a dengue? - Mito. O cravo-de-defunto pode aliviar alguns dos sintomas da dengue, mas não é capaz de combater a doença.
-
Cravo-de-defunto é inseticida? - Verdade. O cravo-de-defunto pode ser utilizado para afastar pragas em plantações, pelo forte odor que as flores exalam.
-
Cravo-de-defunto representa morte? - Verdade. Na cultura mexicana, o cravo-de-defunto é utilizado no Dia dos Mortos, que celebra a morte e o novo ciclo que começa depois dela.
-
Cravo-de-defunto faz mal? - Verdade. O cravo-de-defunto pode fazer mal para gestantes, lactantes e pessoas alérgicas à planta, que devem evitá-la.
-
Cravo-de-defunto tem poder na umbanda? - Verdade. O cravo-de-defunto está relacionado ao orixá Oxóssi e é utilizado em rituais de descarrego na Umbanda.
Levando em consideração as informações apresentadas, você conheceu todos os detalhes sobre o cravo-de-defunto. Ao longo do artigo, mostramos que a planta não é um símbolo de morte, mas de recomeço. Para aprender mais sobre as outras plantas que compõem o Oráculo Floral, analisando os benefícios que elas trazem para a sua vida, clique nos links abaixo!
Confira também: